Saiba tudo sobre o comunicado do Banco Central que atinge brasileiros que usam cartões de crédito
Antes de mais nada, é muito importante explicar que o Banco Central, em suma, se trata de uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, nesta quarta-feira (3), o TV Foco traz como destaque um verdadeiro alerta geral que acabou sendo emitido pelo Banco Central para todos os brasileiros que usam cartão de crédito. O fato é que diante de tantos avanços nas tecnologias, também é preciso que o cidadão fique de olho para não cair em golpes relacionados a instituições financeiras e o Banco Central se preocupa com isso.
Diante disso, o BC tem alertado a população a respeito de dois tipos de fraudes que têm se tornado cada vez mais comuns, uma envolvendo o dinheiro esquecido, e um falso recall de cartão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente a autarquia abriu a possibilidade do seu público sacar o dinheiro esquecido em bancos do país. Contudo, desde então, muitos cibercriminosos passaram a tirar vantagem da situação utilizando o envio de e-mails e notificações com links falsos para resgatar dinheiro por meio do Pix.
Além disso, outra ação desses criminosos é o falso recall de cartões de crédito, exposto por vídeos na internet e que, na verdade, se trata de mais um golpe. Vamos então entender como estão funcionando tais fraudes?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, no golpe do dinheiro esquecido, os usuários recebem mensagens nas redes sociais que afirmam a possibilidade de resgatar os valores por meio do Pix, contudo, são redirecionados a clicar em um link falso capaz de instalar um vírus que rouba dados e informações financeiras, como números de cartões de crédito, senhas e muito mais.
É importante que todos saibam que a única forma de consultar e receber o dinheiro esquecido em bancos é através do Sistema de Valores a Receber (SVR), disponibilizado pelo BC.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, diante de todas as possibilidades de golpes nos dias atuais, é muito importante que os clientes dos bancos se mantenham sempre atentos, para não precisarem lidar com maiores preocupações.
Como se proteger de golpes financeiros?
A seguir, confira algumas dicas para se proteger de golpes:
- Use a desconfiança como sua aliada.
- Conheça os principais golpes financeiros.
- Não passe seus dados sem verificar a fonte.
- Acompanhe seus extratos.
- Não tome decisões precipitadas.
- Fique de olho no cadeado.
- Fique atento aos boletos falsos.
- Mantenha seus apps atualizados.