Saiba tudo sobre o comunicado do Banco Central que atinge brasileiros que usam cartões de crédito
Antes de mais nada, é muito importante explicar que o Banco Central, em suma, se trata de uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país.
Assim, nesta quarta-feira (3), o TV Foco traz como destaque um verdadeiro alerta geral que acabou sendo emitido pelo Banco Central para todos os brasileiros que usam cartão de crédito. O fato é que diante de tantos avanços nas tecnologias, também é preciso que o cidadão fique de olho para não cair em golpes relacionados a instituições financeiras e o Banco Central se preocupa com isso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante disso, o BC tem alertado a população a respeito de dois tipos de fraudes que têm se tornado cada vez mais comuns, uma envolvendo o dinheiro esquecido, e um falso recall de cartão de crédito.
Recentemente a autarquia abriu a possibilidade do seu público sacar o dinheiro esquecido em bancos do país. Contudo, desde então, muitos cibercriminosos passaram a tirar vantagem da situação utilizando o envio de e-mails e notificações com links falsos para resgatar dinheiro por meio do Pix.
Além disso, outra ação desses criminosos é o falso recall de cartões de crédito, exposto por vídeos na internet e que, na verdade, se trata de mais um golpe. Vamos então entender como estão funcionando tais fraudes?
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central confirma nova lei do PIX com 2 alertas com proibição que atinge o Nubank, Itaú e mais bancos
● Decreto do Banco Central crava o que acontecerá com quem possui R$ 5 mil na poupança do BB, Caixa e +
● R$45BI pelos ares: Banco Central emite comunicado de saque às pressas em poupanças Bradesco, Itaú e mais
Bom, no golpe do dinheiro esquecido, os usuários recebem mensagens nas redes sociais que afirmam a possibilidade de resgatar os valores por meio do Pix, contudo, são redirecionados a clicar em um link falso capaz de instalar um vírus que rouba dados e informações financeiras, como números de cartões de crédito, senhas e muito mais.
É importante que todos saibam que a única forma de consultar e receber o dinheiro esquecido em bancos é através do Sistema de Valores a Receber (SVR), disponibilizado pelo BC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, diante de todas as possibilidades de golpes nos dias atuais, é muito importante que os clientes dos bancos se mantenham sempre atentos, para não precisarem lidar com maiores preocupações.
Como se proteger de golpes financeiros?
A seguir, confira algumas dicas para se proteger de golpes:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Use a desconfiança como sua aliada.
- Conheça os principais golpes financeiros.
- Não passe seus dados sem verificar a fonte.
- Acompanhe seus extratos.
- Não tome decisões precipitadas.
- Fique de olho no cadeado.
- Fique atento aos boletos falsos.
- Mantenha seus apps atualizados.