Bolsa Família tem grandes notícias para os beneficiários sobre o que fazer para evitar corte
Nas últimas semanas, conforme noticiamos aqui, o Bolsa Família tem anunciado muitos cortes. Isso é por conta da reformulação do programa que exige a partir de agora uma série de atitudes para evitar o corte.
É válido destacar que a iniciativa passa pelas mãos do presidente Lula, que está buscando mais pessoas em situação de vulnerabilidade para fazer parte do programa social e por conta disso, começou uma série de mudanças e essas afetam quem já está cadastrado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, calma que para ser cortado é só se não atender as 5 atitudes cruciais que vamos citar. Conforme informações do BM&C News, as cinco atitudes que podem fazer você ter seu benefício cortado são:
- Família está há mais de dois anos sem atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico);
- A renda familiar é maior do que a informada originalmente;
- Há discrepâncias no número de pessoas morando no mesmo endereço que foram omitidas no Cadastro Único;
- Menores cadastrados não estão frequentando a escola como deveriam;
- Existem falhas no acompanhamento de saúde e na vacinação de crianças e jovens, de acordo com o calendário nacional de imunização.
Se você não se enquadra em nenhuma dessas alternativas citadas, não precisa se preocupar. Mas, o conselho primordial é que você esteja com seus dados atualizados, a partir deles é possível comprovar a sua necessidade de benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL GRUPO MAIS SOFREU COM CORTES NO PROGRAMA SOCIAL?
Conforme informações do G1, o grupo de família formada por apenas um membro, as unipessoais, foram as que mais sofreram com cortes recentes. Isso se deu porque, pelas regras, o beneficiário unipessoal não pode ter o mesmo endereço de outras pessoas, mesmo de parentes. Em janeiro, o Bolsa Família fez o pagamento para 21 milhões de beneficiários em todo o país.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE