Uma grande novidade
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros. Cale lembrar ainda que o órgão está passando por um período de mudanças e de implementações, principalmente, após a chegada do novo governo.
Aliás, uma grande novidade é a digitalização do serviço. Para quem não sabe, o governo federal lançou o Meu INSS+, que funciona como uma identificação do beneficiário. Mais do que apenas um documento, o cartão também oferece um clube de vantagens com diversos benefícios exclusivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É justamente através do Meu INSS+, que os segurados podem confirmar seus dados de forma simplificada, dispensando a necessidade de imprimir comprovantes. Além disso, a carteira do beneficiário oferece descontos em viagens, farmácias, shows, serviços médicos, cinemas, seguros e muito mais.
Como acessar sua carteira do Meu INSS?
- Acesse o Meu INSS (Android e iOS);
- Toque na opção “carteira do beneficiário”;
- Escolha uma foto para o documento;
- Marque a opção que indica que está ciente de que os dados do benefício serão compartilhados por meio do QR Code e clique em “continuar”;
- Pronto! Seu acesso à carteira do beneficiário foi liberado.
Governo anunciou MP para reduzir as filas
Aliás, nos próximos dias o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá assinar uma Medida Provisória (MP) que cria o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social. A iniciativa busca reduzir o estoque de pedidos de aposentadorias, pensões e perícias médicas em atraso no INSS.
Para quem não sabe, atualmente, existem quase 1,8 milhão de solicitações em análise. Cerca de 39% dos pedidos estão sendo avaliados há mais de 180 dias, incluindo 31 mil casos que aguardam atendimento ou definição do INSS por pelo menos um ano. O programa terá duração de nove meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, existe a possibilidade de prorrogação por outros três meses. Peritos e supervisores médicos, além de servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, vão ganhar bônus por horas-extras de trabalho que possam reduzir o estoque de solicitações acima de 45 dias.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE