Tudo sobre o comunicado do INSS para que seus segurados não precisem ligar com pesadelo que acaba com benefício
A título de informação, INSS é a sigla de Instituto Nacional do Seguro Social. O INSS é o órgão responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outros.
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Assim, nesta sexta-feira (26), todos precisam saber tudo sobre o comunicado oficial do INSS, que simplesmente, confirma um pesadelo que acaba com benefício dos idosos 60+ e muita gente não estava preparado.
De acordo com informações do portal GOV.BR, os golpes estão cada vez mais comuns nos dias atuais. Inclusive, falsários tentam extorquir beneficiários de BPC. Os golpistas informam que o segurado teve o benefício liberado pelo INSS. Por mensagem, marcam dia e hora para o recebimento do pagamento, no local marcado, apresentam um boleto com a cobrança pelo ‘serviço‘.
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Ou seja, mais um tipo de golpe descoberto. Por meio do portal, foi então comunicado que: ” Idosos recebem SMS ou mensagem de WhatsApp dizendo que já possuem direito a este benefício. No entanto, essas pessoas não deram entrada no pedido no INSS. Com dia, hora e local marcados por meio da mensagem o falsário apresenta um boleto de cobrança pelo “serviço” prestado.”.
No caso citado, o intermediário deu entrada no BPC do idoso e se cadastrou como seu procurador. Como esse tipo de benefício é concedido de forma administrativa, não há necessidade de perícia médica, basta que a pessoa esteja inscrita no cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, tenha 65 anos de idade e comprove baixa renda. O caso somente foi descoberto porque um idoso compareceu ao serviço de “socialização de informações” do Serviço Social do INSS realizado em uma agência no Norte-Fluminense.
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Por meio do atendimento, ele informou que havia recebido mensagens com informações referentes a liberação de seu pagamento junto ao órgão bancário de referência; tudo isso incluindo boleto com valor dos “serviços” a serem pagos ao dito intermediário.
“Pelo cadastro desse segurado no CNIS foi identificado o registro de um e-mail e um número de telefone que o próprio segurado não reconhecia”, afirma o servidor, mantido sob anonimato.
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Confira a mensagem a seguir:
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“Prezado(a) FULANO DE TAL, tudo bem?
Sou sicrano representante do financeiro da NOME DA EMPRESA.
O seu benefício está liberado para recebimento no dia (02.07.2024 às 09:30).
Necessito que compareça ao banco na data e horário acima com os seguintes documentos:
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
– RG
– CPF
– Comprovante de residência
ENDEREÇO DO BANCO
Banco: ITAÚ
Endereço: XXXXXX, Nº X – Campos dos Goytacazes – RJ
DADOS FINANCEIROS
Valor liberado pelo INSS: R$ 895,00
Valor do escritório: R$ 423,60
BOLETO PARA PAGAMENTO DOS HONORÁRIOS DO ESCRITÓRIO
Será encaminhado um boleto após todas as confirmações.
PEÇO QUE LEIA TUDO COM ATENÇÃO E ME CONFIRME SE ESTÁ TUDO CERTO, PARA QUE EU POSSA GERAR O BOLETO. QUALQUER DÚVIDA ESTOU À DISPOSIÇÃO. RESPONDEREI DE VOLTA ASSIM QUE POSSÍVEL.“, diz.
Como não cair em golpes do INSS?
Diante disso, o INSS alerta sobre algumas dicas que podem ajudar vocês a ficarem distantes de golpes, para que não fiquem sem seus respectivos pagamentos:
- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem.
- O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.
- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
- A biometria facial é feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.
- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou Agência da Previdência Social (com agendamento).
- Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.
- Mantenham seus dados de contato atualizados, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.