Martelo batido

ALERTA DO INSS, martelo já foi batido: O que os APOSENTADOS podem esperar do pagamento do 14º Salário

19/10/2023 às 21h28

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Salário e carteira de trabalho (Reprodução - internet)

14º salário, extremamente debatido e esperado pelos brasileiros tem martelo batido

O 14º salário do INSS tem sido debate há alguns anos. Tudo começou lá na pandemia onde a ideia do governo na época era entregar um salário a mais no ano para os aposentados e pensionistas do INSS devido a pandemia do Coronavírus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época não foi para frente o projeto, postergaram, anos se passaram e voltou a ser debate no início do Governo Lula, como uma nova possibilidade de ajudar as famílias de baixa renda no final do ano.

Recentemente os aposentados e pensionistas passaram a questionar novamente se eles realmente vão ou não pagar o 14º salário e se esse projeto realmente vai sair do papel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O BRASILEIRO TERÁ O PAGAMENTO EXTRA?

O Governo Federal se pronunciou sobre o pagamento do 14º salário por meio do Ministro da Previdência Carlos Lupi. De acordo com ele, não há chances de pagamento do benefício em 2023, pois o Governo não possui orçamento suficiente para tal.

O Ministro reitera que seriam necessários bilhões para conseguir custear todos os beneficiários, de acordo com o jornal JF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E, mesmo que houvesse o valor disponível para pagar, não seria possível por conta da tramitação em que o projeto está atualmente. Ele ainda não passou por todas as etapas necessárias para aprovar um projeto de lei. Veja em seguida a tramitação.

O 14 salário dos aposentados precisa passar por votação na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e na Presidência da República.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa é que esse ano o projeto de lei já estivesse em uma etapa mais avançada, mas acabou atrasando após várias discussões e divergências entre os representantes.

Até então, teve aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família, na Comissão de Finanças e Tributação e está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde aguarda votação.

Essa comissão seria a última, mas o Deputado Tiago Mitraud enviou um requerimento para inclusão de mais duas comissões na votação do projeto.

14º Salário

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.