Serasa faz alerta para quem está com nome sujo e com dívidas acima dos 60 meses
Nos últimos anos o número de inadimplentes a ponto de ter o “nome sujo” no Serasa só aumentou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Só para ter uma vaga noção dessa realidade, mais de 70 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência, conforme divulgado pelo último levantamento do Serasa ainda em dezembro de 2023.
Ainda de acordo com o levantamento, o valor total das dívidas ultrapassa R$ 367 bilhões. E neste ano de 2024 essa situação ainda é uma realidade preocupante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seja por desempregos, crises financeiras e problemas diversos, muitos desses brasileiros acabam “jogando as dívidas para de baixo do tapete” e deixando muitas vezes “a perder de vista” ….
Porém uma dúvida em comum que muitos desses brasileiros tem é se as dívidas caducam após um período de mais de 60 meses, ou seja, o equivalente a 5 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante dessas indagações por parte dos devedores, um alerta urgente emitido pelo Serasa explica muito bem essa questão.
Sem sombra de dúvidas …
Primeiramente é importante entender que para uma dívida se considerar caduca ela precisa completar mais de 60 meses SEM RESOLUÇÃO.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei chega com isenção do IPVA milhares de donos de carros da Fiat, Volks e Chevrolet em 2025
● Vai doer no bolso: Sabesp anuncia fim no desconto na conta de água e comunicado cai como bomba em SP
● A Enel esconde de você: 7 dicas infalíveis ainda em 2024 para baixar a conta de luz em até 85%
Segundo a própria Serasa, após esse período, ela sai da lista dos serviços de proteção ao crédito bem como do sistema da instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TODOS os credores tem um prazo de 5 anos para cobrar judicialmente uma dívida, caso não façam isso de nenhuma forma, aí sim a dívida pode ser configurada como caduca.
Mas o que muitos não sabem é que o credor da dívida ainda pode ter acesso àquele débito em aberto e também pode tentar negociar esses valores que ficaram para trás.
Fora isso, outra confusão em comum é achar que prescrição de dívida e dívida caduca se resumem na mesma coisa, porém não é bem assim!
Como mencionamos, a dívida caduca é aquela em que o devedor não foi comunicado pelo débito, por nenhum meio de comunicação da empresa.
Já a prescrição da dívida, é quando houve uma cobrança inicial, mas a empresa não ingressou com pedido judicial de recebimento desse valor dentro do prazo, que também é de 5 anos.
Não vira fumaça …
Outro ponto importante sobre o assunto é que, apesar da dívida aparentemente ficar “invisível” e não influenciar em seu score de crédito, ela não deixa de existir e muito menos “vira fumaça”.
Ou seja, seu nome pode até ficar limpo novamente, uma vez que os credores devam retirá-lo do banco de dados dos órgãos de proteção ao crédito, porém essa dívida ainda pode ser cobrada.
Isso porque as instituições credoras ainda têm acesso às informações desse débito.
Então, caso você faça parte desse grupo, o melhor a se fazer é procurar manter o controle financeiro para evitar que essas contas fujam novamente do controle.
Como limpar o nome no Serasa e quanto tempo demora para concluir?
Apesar de parecer complicado, limpar o nome é muito mais simples do que a maioria imagina.
Através do próprio site do Serasa, você consegue consultar seus débitos sem pagar nada e ainda verifica as melhores condições para quitar essas dívidas.
O melhor de tudo é que isso leva apenas três minutos do seu dia, tudo com o auxilio do seu computador ou celular, sem precisar sair de casa!
Ainda existe uma modalidade chamada “Serasa Limpa Nome”, que funciona justamente como um portal de negociação disponibilizado não apenas para o pagamento de débitos negativados, mas também para a quitação e regularização de contas vencidas há mais de 5 anos.
MAS ATENÇÃO! Essas contas atrasadas há mais de 5 anos ainda podem ser negociadas se houver a real intenção do consumidor, após cadastro voluntário, por meio de login e senha próprios do consumidor.
Fora isso você pode conseguir até 90% de desconto para quitar seus débitos e voltar a ter o nome limpo na praça.
Veja abaixo o passo a passo para resolver pendências
1- Acesse o Serasa Limpa Nome
Acesse a plataforma Serasa Limpa Nome pelo site ou aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play e na App Store. Você não paga nada por isso.
2- Faça seu login
Informe seu CPF e senha para entrar no Limpa Nome. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada. Ao concluir o login, suas dívidas atrasadas e negativadas aparecerão na tela.
3- Confira os detalhes da sua dívida
Depois de visualizar sua dívida, clique em “Ver oferta” para conhecer as opções de pagamento disponíveis para você. Aí, é só escolher a que melhor se encaixa no seu orçamento e a data de vencimento dos boletos, caso queira parcelar seu acordo. Se preferir, você também pode emitir um só boleto e quitar a dívida à vista.
4- Confirme as condições de pagamento escolhidas
Revise o acordo feito e clique em “Declaro que li e concordo com os termos e condições”. Aí, é só avançar e pronto! Seu acordo de negociação com a empresa credora já está feito.
Já o prazo para que o nome seja retirado da Serasa depende de diversos fatores. De acordo com o portal BM&C News, esses fatores são:
1.Pagamento da dívida: se a dívida for paga, a empresa credora tem um prazo de cinco dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa.
2.Concorrência de credores: se houver mais de um credor cobrando a mesma dívida, o prazo para a retirada do nome pode ser maior.
3. Decisão judicial: se a dívida for judicializada, o prazo para a retirada do nome pode ser maior, pois depende da decisão da Justiça.