INSS faz alerta extremo aos aposentados e pensionistas
O Instituo Nacional de Seguro Social (INSS) emite um alerta extremo ao segurados, aposentados e pensionistas do instituto referente a certos golpes que estão circulando frequentemente e atingindo grande quantidade de cidadãos brasileiros.
No entanto, os criminosos utilizam artimanhas para aplicar golpes nos segurados do instituo, através de ligações e mensagens, podendo aplicar até três tipos de golpes nas vítimas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre eles, o criminoso entra em contato com o beneficiário do INSS informando que o mesmo tem valores atrasados do benefício previdenciário a receber, assim o golpista solicita que seja feito um depósito em uma conta bancária e afirma que os montantes serão liberados apenas após o pagamento da taxa.
Portanto, vale destacar que, ainda que existam valores atrasados para você auferir, o INSS nunca cobra para liberar, já que esse é um direito do cidadão.
Outro golpe muito frequente, é quando alguém faz uma proposta de aumentar a quantia do seu benefício, já podendo identificar o crime, pois isso só é possível em situações específicas e por meio de uma ação judicial de revisão de aposentadoria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, para saber se o cidadão possui o direito ao aumento, é sugerido a procurar um advogado especialista em direito previdenciário, e é importante sempre desconfiar de promessas muito boas e pouco comuns, como aumento do benefício, sempre procure um profissional antes de realmente obter o resultado.
Por fim, o que vem sendo utilizado com maior frequência pelos criminosos é o envio de um link por mensagem de texto (SMS) ou pelo Whatsapp, aparentando ter sido enviado pelo banco em que o segurado possui conta e pede para que haja a atualização dos dados cadastrais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, há situações em que a mensagem informa que há pendências no CPF que são resolvidas meio do link. Assim, com um tom alarmista, essas mensagens visam ter acesso a informações segurados do INSS para obter vantagens, como contratar um empréstimo. Contudo, jamais dê rações ou atualize cadastros por meio de mensagem de celular, e-mail ou WhatsApp.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como identificar um golpe?
É necessário que o segurado saiba que os servidores do INSS não entram em contato com os segurados, portanto, caso alguma mensagem ou ligação apareça dizendo ao contrário, já é possível identificar o crime.