3 feriados irão cair no mesmo mês, neste ano de 2023, e você precisa correr para conseguir aproveitar!
Para a alegria geral da nação, só no mês de novembro deste ano de 2023, teremos 3 feriados para aproveitarmos da melhor forma possível e é sobre eles que iremos falar hoje.
Finados (02 de novembro)
O feriado de Finados (ou dia dos mortos), também é um feriado nacional. e caíra em uma quinta feira neste ano. Nesta data costuma- se reverenciar e homenagear os entes queridos que já morreram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lembrando que essa data costuma ser comemorada no mundo inteiro também. A história conta que desde o século 13 o Dia de Finados foi instituído como celebração oficial.
Por cair em uma quinta feira, é um pouco mais fácil de negociar com as empresas a emenda e transforma-lo em um feriadão. Vale mencionar que algumas cidades promovem alguns eventos temáticos.
Em 2022, por exemplo, tivemos o Los Muertos SP Walking Parade, inspirado no Dia dos Muertos do México, na cidade de São Paulo, aonde se realizou desfiles de zumbis, calaveras (as caveiras mexicanas), múmias, vampiros, bruxas e outros seres mórbidos, para entrar com tudo no clima da celebração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda não existe nada confirmado para esse ano, porém é bom ficar de olho nos guias e sites oficiais da programação de sua cidade e aproveitar.
Proclamação da República (15 de novembro)
O feriado da Proclamação da República é um feriado nacional e caíra em uma quarta feira neste ano. Nessa data comemoramos um dos marcos históricos mais importantes do nosso país.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Abandono e estado deplorável: Fim de 3 estações do metrô de SP deixa paulistas sem chão
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Cancelamento do direito das férias: Lei trabalhista em vigor traz 4 alertas que dão fim ao descanso de CLTs
A data lembra o momento que Marechal Deodoro da Fonseca rompe com a monarquia e se torna o primeiro presidente federativo do Brasil, implantando um governo republicano em 1889.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sistema presidencialista tomou forma com uma nova Constituição e foi proclamado graças a um golpe de militares e integrantes do movimento republicano, após um enfraquecimento da monarquia em 1870.
Apesar de cair no meio da semana, caso você consiga negociar com sua empresa ou escola, talvez seja possível emendar podendo pegar até 5 dias (quarta a domingo) de descanso.
Caso não consiga negociar e nem viajar existem algumas opções para curtir nas cidades. Na cidade de São Paulo, por exemplo, tem uma infinidade de museus, parques, bares e restaurantes que irão funcionar normalmente.
Você também pode consultar o site visite São Paulo e ter acesso a tudo que irá rolar nessa data pela cidade mais badalada do Brasil. Caso não seja de São Paulo, você pode consultar os sites oficiais da sua cidade.
Consciência Negra (20 de novembro)
Embora NÃO SEJA um feriado nacional, esse dia é celebrado em mais de cem cidades, dentre elas temos as principais cidades do estado de São Paulo e em todo o território do Rio de Janeiro, por exemplo.
A data é usada para reflexão e conscientização das lutas do povo negro quanto às desigualdades sociais criadas pelo modelo escravagista no país e também para celebrar a importância cultural e econômica dos escravizados para o surgimento do Brasil atual.
E nos últimos dias presenciamos situações que reforçam o quanto essa conscientização é necessária, não é mesmo?
Neste ano ela também caíra em uma quinta feira, para a alegria de muitos que conseguirem negociar a emenda com a empresa ou instituições de ensino.
Geralmente, nas cidades em que se comemora essa data tão significativa, são realizados alguns eventos que reverenciam a ancestralidade negra e até mesmo exposições de arte e culinária africana.
Qual o feriado mais antigo do mundo?
Segundo o portal Embarque na Viagem, historiadores acreditam que o primeiro feriado comemorado por povos antigos foi o dia de Ano Novo.
Há registros de que já havia festas nesta data na Babilônia, no ano de 2.000 A.C. Desde tempos remotos como esse, persas, fenícios, assírios e gregos já comemoravam a passagem de ano.