40 pontos é o limite apenas para alguns e muita gente ainda não sabe
Os carros e motos são os meios de transportes mais utilizados no Brasil, mas para poder andar livremente é preciso cumprir alguns requisitos.
A principal obrigação do condutos é ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e estar com ela em dia, isso inclui não ultrapassar os limites de pontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que a pontuação da CNH é atualmente um dos fatores que mais faz com que os motoristas percam o direito de dirigir e é preciso estar atento.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por grandes mudanças em 2021 e seu limite de pontos aumentou. Pela nova regra do Conselho Nacional de Trânsito do Brasil os motoristas podem acumular até 40 pontos, mas não pode ter nenhuma infração gravíssima.
Quem superar o limite máximo de pontos poderá ter sua Carteira Nacional de Habilitação suspensa. Dentro desse parâmetro temos que destacar que essa nova regra não é para todos, isso porque quanto mais infrações o motorista cometer menor será o limite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Alerta geral para quem usa RG antigo é emitido e precisa urgentemente se atentar a um detalhe
Quem cometer uma infração gravíssima terá seu limite de apenas 30 pontos, essa é uma forma de fazer com que o motorista fique mais atento e respeite as leis de transito.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS OS PRAZOS DE RENOVAÇÃO?
Os motoristas precisam estar atentos aos prazos de renovação da CNH, isso porque durante a pandemia de Covid-19 o prazo foi estendido com intuito de ajudar a população diante de restrições sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas com o fim da pandemia o processo mudou e a renovação agora passa a ser de 10 anos para motoristas com menos de 50 anos. Quem dirige e tem entre 50 e 69 anos o prazo é de 5 anos, já quem tem mais de 70 precisa renovar a cada 3.