O novo documento de identificação está em vigor em alguns estados e os outros precisam se apressar para não perder o prazo
O novo modelo de documento de identificação no Brasil está disponível em alguns Estados e se é chamada de Carteira Nacional de Identidade (CIN).
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A ideia inicial do novo modelo é unificar os números de documentos e deixar apenas o Cadastro de Pessoa Física (CPF) para identificar os brasileiros.
As informações oficiais dão conta que Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já estão emitindo o novo modelo.
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Os Estados que ainda não começaram a implementar o CIN para seus residentes têm o prazo até o dia 06 de novembro para começar.
Com a unificação, o Palácio acredita que o número de fraudes irá cair, além de tornar a vida dos brasileiros mais simples, sem precisar apresentar um monte de documentos ou então decorar vários números.
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O que tem de novo?
A nova forma de identificação pessoal dos brasileiros possui algumas características que não são iguais aquelas que estamos acostumados:
- Apresenta somente o número do CPF;
- Possui um QR code que mostra se o documento é verdadeiro caso o portador tenha perdido ou for vítima de furto ou roubo;
- Pode ser utilizado como documento de viagem, por possuir o código MRZ;
- Pode ser utilizado de forma digital, no site Gov.br ou física;
- Pode ser utilizado por todo território Nacional;
Para emitir a Carteira Nacional de Identidade é necessário saber se o seu estado já esta fazendo a emissão e entrar em contato com a Secretaria de Segurança pública e se informar sobre a emissão do documento físico.
Para a forma digital, é necessária a apresentação da certidão de casamento/nascimento em formato físico ou digital no site ou app do gov.br.
O que acontece com os documentos antigos?
De acordo com o Governo Federal os antigos RG vão saindo de circulação ao passo que as pessoas forem emitindo a Carteira Nacional de Identidade por esse motivo ninguém precisa correr para trocar.
Ainda segundo os responsáveis pelo Ministério da Gestão, quase meio milhão de documentos no modelo novo já foram emitidos, e outras 330 mil foram criados pelo meio digital.