População mais velha tem uma série de direitos e isenções garantidos pela lei, mas boa parte ainda desconhece a caderneta de 2024
Este ano, os idosos brasileiros já podem usufruir de uma longa lista de regalias que são resguardadas pelo poder público. No entanto, apesar de terem chegado à idade necessária, diversos cidadãos acabam perdendo oportunidades de garantir uma renda extra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na verdade, além dos auxílios financeiros que estão disponíveis, também existem isenções de pagamentos que são obrigatórios para o restante da sociedade. Ou seja, muita gente desse grupo acaba pagando contas que, facilmente, poderiam se dispensadas.
Como renda extra, aparece o Benefício de Prestação Continuada. Para quem não sabe, o idoso de baixa renda pode garantir a um salário mínimo mensal, que sobe para R$ 1.509 no próximo ano. Entretanto, ele não é previdenciário e também não depende de prévias contribuições.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para ter acesso à liberação, é necessário procurar o Centro de Referência de Assistência Social, se registrar no CadÚnico e informar os dados pessoais. Mas, o primeiro requisito é a idade mínima de 65 anos, enquanto o segundo é segmentado às condições em que a pessoa vive.
Além desse, existem outros 4 benefícios que podem ser solicitados aos mais velhos
O FDR listou as vantagens abertas aos idosos para evitar que fiquem com as contas vazias. Então, se você faz parte desse grupo, já pode ir buscar por novas alternativas de garantir economia e, quem sabe, uma grana extra!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1. Carteira da Pessoa Idosa: O documento garante isenção nos transportes municipais e interestaduais, IPTU, meia-entrada nas atividades culturais, limite de reajuste no plano de saúde, entre outras várias coisas;
2. Descontos na conta luz: Os cidadãos que estão registrados no CadÚnico podem ter até 100% de desconto na cobrança através da Tarifa Social, do Governo Federal;
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3. Não investir o próprio dinheiro: Apesar de ser o meio mais fácil e acessível, a poupança é menos rentável do que outros serviços. Se informe e aplique o dinheiro que sobra no fim do mês, ainda que seja pouco;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
4. Lei do Superendividamento: A regra garante que, nos casos de dívidas, existam formas mais brandas de negociar os valores em aberto e garantir uma vida digna à pessoa mais velha.
Como solicitar a Carteira da Pessoa Idosa?
É necessário levar um identificador oficial com foto, além dos comprovantes de renda e endereço ao CRAS. Porém, depois de aprovado, a carteira já é gerada sem custos adicionais e entregue ao solicitante.
Conclusão:
Após ter ele em mãos, o documento passar ser válido oficialmente para a solicitação dos outros tantos benefícios disponíveis. Ele conta com QR Code e tem validade também em alguns estabelecimentos credenciados.