CONFIRA

Alerta: Ingrediente presente em bala amada, tradicional e muito vendida pode causar câncer

24/03/2024 às 21h44

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Ingrediente presente em bala pode causar câncer (Foto: Reprodução/ Internet)

Ingrediente encontrado em bala pode causar câncer

O câncer, é uma das doenças mais temidas por todos. Isso porque o diagnóstico traz um forte impacto, medo, insegurança, angústia na vida do paciente. Nesse sentido, hoje vamos falar sobre o alerta de um ingrediente presente em uma bala muito famosa, tradicional e amada que pode causar a doença.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de nos aprofundarmos no assunto da bala, vale destacar que como forma de prevenção ao câncer muitas pessoas tomam algumas medidas. Como na alimentação, por exemplo, é algo muito recomendado por especialistas. Isso porque alguns alimentos podem conter substâncias que são prejudiciais e aumentar as chances de desenvolver a doença.

Em julho de 2023, uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde  (OMS) colocou o adoçante aspartame como um “possível cancerígeno”. Apesar da classificação, ele continua seguro para consumo em níveis recomendados, conforme declararam dois grupos ligados a famosa instituição ligada a saúde das pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As decisões são resultados de dois painéis de especialistas da OMS: um deles indica se há alguma evidência de que uma substância é um perigo potencial; o outro avalia quanto de risco real essa substância realmente representa. Vale lembrar que a amada bala que estamos falando que contém o aspartame é a Mentos.

Bala Mentos também contém o adoçante aspartame (Foto: Reprodução/ Internet)

Bala Mentos contém o adoçante aspartame (Foto: Reprodução/ Internet)

Mais sobre o assunto

Além do Mentos, o adoçante também usado em produtos como refrigerantes zero, conforme apontou uma matéria da CNN Brasil. Em sua primeira declaração sobre o aditivo, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), com sede em Lyon, na França, pontuou que o aspartame é um “possível carcinógeno”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adoçante usado em refrigerante zero é apontado como possível cancerígeno (Foto: Reprodução/ Freepik)

Adoçante usado em refrigerante zero é apontado como possível cancerígeno (Foto: Reprodução/ Freepik)

Essa classificação significa que há evidências limitadas de que uma substância pode causar câncer. Assim, já o Comitê Conjunto de Aditivos Alimentares (JECFA) da OMS e da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) chegou a outra conclusão. A recomendação é que o consumo de aspartame seja abaixo de 40mg/kg por dia.

Qual a maior empresa do mundo?

Segundo o portal ‘Varos’, existem 10 empresas que são consideradas as maiores do mundo. Confira a seguir a lista:

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • 1 Microsoft – $3.044 trilhões
  • 2 Apple – $2.921 trilhões
  • 3 Saudi Aramco – $2.020 trilhões
  • 4 Alphabet Inc. (Google) – $1.917 trilhões
  • 5 Amazon – $ 1.659 trilhões
  • 6 Nvidia – $1.559 trilhões
  • 7 Meta Platforms – $1.036 trilhões
  • 8 Berkshire Hathaway – $ 837.53 bilhões
  • 9 Tesla – $614.66 bilhões
  • 10 Eli Lilly – $612.08 bilhões

Adoçante
aspartame
bala
Câncer

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.