Ingrediente encontrado em bala pode causar câncer
O câncer, é uma das doenças mais temidas por todos. Isso porque o diagnóstico traz um forte impacto, medo, insegurança, angústia na vida do paciente. Nesse sentido, hoje vamos falar sobre o alerta de um ingrediente presente em uma bala muito famosa, tradicional e amada que pode causar a doença.
Antes de nos aprofundarmos no assunto da bala, vale destacar que como forma de prevenção ao câncer muitas pessoas tomam algumas medidas. Como na alimentação, por exemplo, é algo muito recomendado por especialistas. Isso porque alguns alimentos podem conter substâncias que são prejudiciais e aumentar as chances de desenvolver a doença.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em julho de 2023, uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou o adoçante aspartame como um “possível cancerígeno”. Apesar da classificação, ele continua seguro para consumo em níveis recomendados, conforme declararam dois grupos ligados a famosa instituição ligada a saúde das pessoas.
As decisões são resultados de dois painéis de especialistas da OMS: um deles indica se há alguma evidência de que uma substância é um perigo potencial; o outro avalia quanto de risco real essa substância realmente representa. Vale lembrar que a amada bala que estamos falando que contém o aspartame é a Mentos.

Bala Mentos contém o adoçante aspartame (Foto: Reprodução/ Internet)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atenção, idosos: ANVISA decreta proibição de todos os remédios de farmácia popular em 2025 e emite anúncio
“Encerraram as atividades”: Fim de loja nº1 de iluminação é confirmada em Curitiba, PR, após 100 anos
Nada de IPVA e CNH: Lei de trânsito em vigor traz 2 sentenças à lista de motoristas de Fortaleza, CE
Mais sobre o assunto
Além do Mentos, o adoçante também usado em produtos como refrigerantes zero, conforme apontou uma matéria da CNN Brasil. Em sua primeira declaração sobre o aditivo, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), com sede em Lyon, na França, pontuou que o aspartame é um “possível carcinógeno”.
Adoçante usado em refrigerante zero é apontado como possível cancerígeno (Foto: Reprodução/ Freepik)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa classificação significa que há evidências limitadas de que uma substância pode causar câncer. Assim, já o Comitê Conjunto de Aditivos Alimentares (JECFA) da OMS e da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO) chegou a outra conclusão. A recomendação é que o consumo de aspartame seja abaixo de 40mg/kg por dia.
Qual a maior empresa do mundo?
Segundo o portal ‘Varos’, existem 10 empresas que são consideradas as maiores do mundo. Confira a seguir a lista:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- 1 Microsoft – $3.044 trilhões
- 2 Apple – $2.921 trilhões
- 3 Saudi Aramco – $2.020 trilhões
- 4 Alphabet Inc. (Google) – $1.917 trilhões
- 5 Amazon – $ 1.659 trilhões
- 6 Nvidia – $1.559 trilhões
- 7 Meta Platforms – $1.036 trilhões
- 8 Berkshire Hathaway – $ 837.53 bilhões
- 9 Tesla – $614.66 bilhões
- 10 Eli Lilly – $612.08 bilhões