Aposentados e pensionistas do INSS precisam se atentar a esses 6 passos se não quiserem ter o benefício concedido suspenso
O INSS é uma autarquia que, como muitos sabem, é responsável por repassar benefícios e valores pertinentes à Previdência Social, como aposentadorias, pensões e até alguns auxílios temporários.
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Porém, muitos desses aposentados, pensionistas e demais segurados precisam se manter em alerta quanto a situações que possam causar a suspensão dos benefícios concedidos.
Alerta
Conforme comunicado exposto pela autarquia, através do site oficial do Governo Federal, o portal Gov.br, informações desatualizadas ou incorretas podem causar atrasos na concessão de benefícios ou até mesmo a “suspensão de pagamento”.
Isso ocorre porque o INSS, ao tentar validar informações para o processamento do benefício ou para a realização de auditoria, se depara com discrepâncias ou dados incompletos e desatualizados.
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Essa medida, por mais preocupante que seja, é extremamente necessária para prevenir contra fraudes.
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Com o cadastro atualizado, o sistema tem mais chances de identificar tentativas de uso indevido dos dados do contribuinte, evitando atividades fraudulentas que poderiam comprometer o acesso aos seus direitos.
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Sendo assim, se você não quer passar por isso, deve manter SEMPRE os dados cadastrais regularizados e atualizados junto ao instituto.
Mesmo porque, é através dessas informações que, em caso de necessidade, a autarquia faz contato com o cidadão ou cidadã.
Por isso, ao trocar de telefone, endereço, nome, atividade ou e-mail é importante alterar as informações através do:
- App ou portal Meu INSS
- Central de Atendimento 135
Com isso o segurado consegue fazer as devidas atualizações sem precisar sair de casa.
MAS ATENÇÃO! O INSS não faz qualquer tipo de atendimento por e-mail, caso você receba qualquer tipo de informação por meio desse correio eletrônico, entre em contato com os canais oficiais da autarquia para se proteger de um possível golpe.
Como atualizar os dados do INSS pela internet?
Antes de iniciar o processo de atualização, tenha em mãos documentos como:
- RG ou CIN;
- CPF
- Comprovante de residência com CEP atualizado
- Certidão de Nascimento ou Casamento (caso haja mudança de estado civil)
- Documentos dos dependentes, se for o caso.
Após isso, existem mais 6 passos cravados pelo próprio INSS para seguir com o procedimento:
- Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”
- Faça login usando senha e usuário do Gov.br
- Clique em “Novo Pedido”
- Clique em “Atualização de cadastro e atividade”
- Clique em “Atualizar cadastro e/ou benefício”
- Preencha os dados atualizados e envie sua solicitação
Como mencionamos acima, caso o segurado não possua acesso a internet, ele pode ainda usar a central 135 para fazer os acertos.