EITA!
Comunicado importante hoje (11) com alerta máximo do CPF dado na farmácia: Você deve agir imediatamente
11/09/2023 às 10h16
Se você costuma informar o CPF na hora de pagar suas compras da farmácia se atente a essa informação AGORA
Você deve não se lembrar, mas já falamos em muitas matérias a respeito do ato de fornecer o CPF nas farmácias e também sobre o que a lei diz a respeito dessa situação que é tão corriqueira nesses tipos de estabelecimentos*
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para saber mais sobre o assunto clique aqui*
Porém, nesta segunda feira (11) um alerta máximo é dado a todos os consumidores que tem como costume essa ação mas que, por alguma razão, deseja desfazer e tirar os seus dados desse tipo de banco de informação.
Pois é, se você se encontra nessa situação saiba que isso é muito possível! De acordo com o portal Pronatec é possível sim remover a documentação, mas os especialistas afirmam que esse processo pode ser um tanto chato e burocrático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entendendo melhor o assunto
Como muitos sabem, o principal objetivo desses estabelecimentos ao solicitar a documentação é ofertar descontos ou até mesmo fazer com que o cliente participe de algum programa de fidelidade para ter vantagens.
O grande problema é que estes dados podem ser vendidos a outras empresas ou mesmo podem ser utilizados para traçar o perfil do consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de não ser um ato legal, alguns estabelecimentos podem vender estes dados a outras plataformas de publicidade, fazendo com que haja o direcionamento de propagandas para o cliente.
Consequentemente, costuma-se ofertar produtos selecionados conforme as necessidades do cliente para registrar um aumento nas vendas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Fim do saque-aniversário do FGTS tem alerta confirmado hoje (14/11) e brasileiros precisam correr
● Lula ciente: Liberação de benefício do Bolsa Família aos CLTs é anunciada para salvar trabalhadores
De acordo uma advogada especialista em direito digital, a farmácia deve informar aos clientes o destino das informações que poderão ser fornecidas.
Ou seja, é preciso informar o que deverá ser feito com estas informações. Caso isso não seja feito, a empresa vai estar ferindo o chamado princípio da transparência que está previsto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), a partir de um comunicado divulgado, afirmou que há indícios em torno da coleta excessiva dos dados pessoais.
Além disso, foram pontuados problemas no condicionamento de cessão de todas as informações por meio das farmácias brasileiras.
Como eu retiro meu CPF do sistema das farmácias e demais estabelecimentos?
Como informamos anteriormente, é possível desfazer o procedimento e retirar o documento dos bancos de dados dos estabelecimentos, caso você tenha se arrependido da ação.
Porém, o caminho é um tanto burocrático. O primeiro passo é acessar a página oficial da instituição na internet e enviar um e-mail para pedir a remoção do número do CPF. Para isso, é preciso informar os dados que são solicitados no envio do e-mail.
Essa exclusão dos dados é bastante trabalhosa e muitos desistem no meio do caminho, mas caso você tenha algum problema em realizar este procedimento, o mais indicado é que se busque um advogado especialista no assunto para ser orientado da melhor forma.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.