EITA

Alerta máximo: São Paulo enfrentará risco extremo nesta semana e boletim confirma situação

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

O tempo em São Paulo continua preocupante (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os moradores de São Paulo receberam mais um alerta importante. O novo alerta aponta um novo risco extremo nesta semana e o boletim confirmou a situação na cidade

Quem acompanha as notícias nos jornais deve saber que o Brasil vem sendo castigado nos últimos dias por conta das altas temperaturas. Aliás, várias partes do país estão sendo tomados pelas queimadas. Em São Paulo, por exemplo, a cidade registrou a pior qualidade do ar do mundo e a situação pode piorar ainda mais nesta semana, pelo menos foi o que mostrou um novo boletim.

De acordo com informações do Metrópoles, os paulistanos estarão expostos ao índice ultravioleta (IUV) 11, considerado extremo pela Organização Mundial da Saúde, a partir da próxima quinta-feira, 19 de setembro. Vale lembrar que os dados foram divulgados pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme a previsão, o índice permanece no ponto mais alto em São Paulo, pelo menos até sexta-feira. Para quem não sabe, o IUV pode variar de zero a 11. Ele é o grande responsável por medir a intensidade dos raios ultravioleta que podem causar queimaduras na pele e danos aos olhos, entre outros problemas de saúde. A poluição do ar pode contribuir para o aumento nesses dados.

Isso porque ela afeta a camada de ozônio e oportuniza que mais radiação UV chegue à terra. Vale lembrar que a qualidade do ar em São Paulo teve piora na última semana, quando a capital paulista foi considerada a cidade mais poluída do mundo. Além da emissão de poluentes, a população sofre com a fumaça provocada por incêndios florestais, a baixa umidade do ar e a onda de calor.

Diante desses números preocupantes, as orientações são aumentar a ingestão de água potável, evitar atividades físicas em áreas abertas e ficar longe dos focos de queimadas. Vale lembrar que o Governo Federal tem se mobilizado para contornar essa situação. Algumas importantes medidas foram adotadas em São Paulo e outras cidades do Brasil, mas o problema está longe de ser solucionado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais são os perigos dos raios UV?

Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Por isso, com esse alerta em São Paulo é preciso se proteger da melhor forma possível. Use protetor solar antes de sair de casa.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile