CONFIRA
Alerta de RISCO de CAIR na MALHA FINA: Notícia envolvendo o PIX cai como bomba a brasileiros
24/07/2023 às 18h34
Saiba como não cair na malha fina em relação às transações do PIX
Na tarde desta segunda-feira (24), o TV Foco traz algumas informações e curiosidades sobre uma notícia que saiu recentemente que envolve o PIX e o risco de cair na malha fina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No caso, os contribuintes que são obrigados a declarar imposto de renda, às vezes, esquecem algum dado ou até algum erro passa despercebido pela pessoa, o que pode fazer com que a pessoa caia na malha fina.
E um desses motivos é justamente sobre os rendimentos que devem constar na declaração, tendo em vista que qualquer informação pode causar uma grande investigação por parte da Receita Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E como o PIX é um meio de transação ‘recente’, pode acontecer que algumas pessoas esqueçam de informar as movimentações via pix no Imposto de Renda. Afinal, cada detalhe é muito importante nesses casos.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
E com isso, se for identificada uma diferença entre os valores, a Receita Federal pode abrir uma investigação para apurar as divergências, o que no caso, é a Malha Fina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E caso isso aconteça, o contribuinte ainda corre o risco de ser investigado por fraude fiscal, está sujeito a cobrança de multas, CPF bloqueado, ter que responder um processo judicial. Inclusive, o menor valor da multa é de 165,74 reais, sendo de 1% ao mês aplicado sobre o imposto.
SENDO ASSIM, O PIX PODE FAZER VOCÊ CAIR NA MALHA FINA?
A resposta é sim. As pessoas que são obrigadas a declarar imposto devem informar todos os rendimentos que tiveram ao longo do ano e isso inclui as movimentações via pix.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Excelente notícia: 2 novas leis cravam aposentadoria com menos de 60 anos pelo INSS
● Nova lei do Detran: FIM antecipado da CNH é confirmado aos idosos 60+ e traz proibição severa
● Limpa nas contas: Comunicado do Serasa traz 3 alertas emergenciais com bomba de cartões de crédito
A somatória dos rendimentos deve bater com a soma das movimentações instantâneas, caso contrário, assim como dito acima, a pessoa pode ser retificada para evitar cair na malha fina.
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]