Cor branca pode ser implementada entre as demais tonalidades do semáforo com a chegada de uma nova lei e motoristas deverão se adaptar com a possibilidade de uma 4ª cor
Para a surpresa de milhões de brasileiros, um novo projeto de lei estuda a possibilidade de implantar mais uma cor ao semáforo e Detran alerta motoristas que possuem veículos autônomos e tecnológicos.
Portanto, de acordo com o portal News Motor, um estudo conduzido por engenheiros do transporte da North Carolina State University, nos Estados Unidos, propõe uma mudança com a criação de um dispositivo com quatro luzes nos faróis para solucionar problemas com congestionamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, mesmo os motoristas que estão acostumados com as três cores, vermelho, verde e amarelo, terão que se adaptar com a possibilidade de adicionar uma quarta tonalidade de luz, o branco.
Segundo o estudo americano, essa nova cor serviria para controlar o fluxo de veículos autônomos, ou seja, aqueles que dirigem sozinhos, como os famoso modelos do Tesla, pensando em um futuro onde eles devem se multiplicar pelas ruas.
Sendo assim, os pesquisadores realizaram simulações para demonstrar a capacidade do novo sistema e descobriram que os carros autônomos ganharam maior eficiência operacional, além de perceberem um aumento na segurança viária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Presentes no equipamento, alguns sensores indicam aos veículos comuns a presença dos autônomos quando há um número considerável deles naquele trecho da via. A medida pode tornar o trânsito mais fluido e reduzir o tempo de parada dos carros.
“Acreditamos que é importante incorporar o conceito de luz branca nos cruzamentos, porque ela informa aos motoristas humanos o que está acontecendo, para que saibam o que devem fazer ao se aproximarem do cruzamento”, explica Ali Hajbabaie, um dos autores do projeto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, a mudança chega para preparar as ruas e estradas para o futuro, uma vez que o número de carros autônomos em funcionamento ao redor do mundo ainda é bem reduzido. No mundo atual, a nova luz no semáforo teria pouca vantagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos primeiros testes com o sinal de quatro cores já foi realizado em Madrid, na capital da Espanha. Os resultados serão importantes para avaliar a eficácia e segurança desse novo sistema, facilitando decisões sobre sua implantação em larga escala.
Quais são os carros autônomos?
O desenvolvimento dos carros autônomos reúne nomes como Honda, Toyota, Tesla, Hyundai, Volvo, Waymo (uma parceria da Google com a Fiat Chrysler), BMW, Volkswagen, General Motors, Ford, Geely, Mercedes-Benz, Uber (com ofertas de caronas sem um motorista sequer) e muito mais.