CONFIRA
Alerta IMPORTANTE: Nova lei em VIGOR cai como bomba no colo dos motoristas e você precisa saber disso
31/07/2023 às 11h26
Saiba mais informações sobre a nova lei que está em vigor
A legislação de trânsito possui várias exigências para os motoristas e a principal delas, com certeza, é ter o documento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que é um dos documentos mais importantes. E na tarde de ontem, domingo (30), foi divulgado uma nova lei de trânsito, que altera o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), e no caso, estabelece que os condutores das categorias C, D e E, precisam apresentar um resultado negativo em exame toxicológico para obter ou até renovar a CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAIS DETALHES SOBRE A NOVA LEI
A partir de agora, os motoristas das categorias citadas acima, assim como aqueles que tiverem idade inferior a 70 anos, deverão realizar o exame a cada dois anos e seis meses, estabelecida pela Lei Federal n° 14.071/20, segundo informações do portal ‘Exame Toxicológico’.
Vale destacar que o exame para CNH tem como objetivo identificar o consumir de drogas em um período de 90 dias, para testes realizados em cabelos ou de 180 dias para pelos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, essa ação visa acabar com o uso de substâncias químicas e da imprudência dos motoristas nas ruas e estradas, proporcionando dessa maneira mais segurança para as pessoas.
COMO É FEITO O EXAME?
Para quem não sabe, o exame toxicológico é realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelos. E por meio da análise de fina mecha de cabelo, ou dos pelos corporais, pode-se detectar substâncias consumidas nesses 180 dias antes do exame.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que o coletor deve cortar seu cabelo bem próximo à raiz, porém, em casos especiais, o exame toxicológico também pode ser feito através da análise da amostra de unha.
E o prazo de entrega do resultado do exame toxicológico para a renovação da CNH é de cerca de 48 horas para resultados negativos, após a chegada da amostra no laboratório.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentadoria na casa dos 50 anos e ganhando mais de R$ 8 mil: 55+ vibram com 2 vitórias do INSS
● Isenção no IPVA, PITU e + em 2025: Serasa emite alerta pra quem coloca CPF na nota fiscal hoje (22/11)
● Bonner para JN com antecipação do pagamento do INSS pra salvar beneficiários em 2024
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]