Deixar filhos pequenos mexerem no celular pode ser muito perigoso
Quem é pai ou mãe sabe que cuidar dos pequenos não é uma tarefa fácil, principalmente na atualidade com os aparelhos celulares.
O fato é que ao mesmo tempo que os smartphones ajudam na rotina, esses aparelhos podem trazer doenças e outros riscos às crianças.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Especialistas alertam que na infância a exposição excessiva às telas prejudica os estímulos necessários ao desenvolvimento. Os celulares também aumentam de forma considerável o risco de déficits cerebrais.
Atualmente cerca de 24 milhões de crianças e jovens estão online, sem um controle esses usuários têm grandes chances de desenvolver dependência ao aparelho.
Assim como as drogas, os telefones celulares proporcionam ‘momentos de prazer’ ao cérebro, fazendo com que o mesmo queira cada vez mais sentir essa sensação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Luto: lutando contra doença sem cura, estrela da Globo acaba de ter morte confirmada aos 74 anos
“Além de problemas – como dificuldade de sono, falta de sociabilidade e agressividade, exposição a conteúdos que as crianças não têm maturidade emocional para lidar -, o uso desses aparelhos pode acarretar transtornos psicológicos como os de ansiedade, bulimia, anorexia e depressão”, contou Larissa, professora e psicóloga do UNINASSAU, campus Caxangá.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cabe ressaltar que embora o uso excessivo possa ser um perigo, não é necessário descartar o uso das telas por completo, principalmente na hora do estudo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os smartphones são um grande aliado na educação, tanto que diversas escolas estão adotando ao uso do aparelho em determinadas aulas.
“Os eletrônicos devem ser vistos como aliados no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança e do adolescente, mas precisam ser apresentados de forma consciente. Diante disso, em pré-escolares, o uso de telas deve ser o mínimo possível, inserindo a criança em atividades além das telas”, pontuou a professora.
COMO EVITAR QUE AS CRIANÇAS SÓ FIQUEM NO CELULAR?
Tirar os pequenos do celular não é uma tarefa simples, mas é necessária para evitar problemas. Uma das dicas que especialistas no assunto dão é que os pais evitem deixar as crianças no celular para se ocuparem.
Muitos adultos preferem deixar as crianças utilizarem os aparelhos livremente enquanto estão fazendo suas tarefas, mas essa atitude pode ser extremamente prejudicial.
Estimular outras atividades é algo fundamental para desviar a atenção dos pequenos do celular, jogos educativos, escrita e desenhos, são algumas alternativas para entretê-los longe dos aparelhos.