Tente não se impactar ao saber do alerta GERAL para quem usa PIX e comunicado que atinge usuários, pois bandidos estão clonando até seu rosto
Com o avanço das novas tecnologias do setor bancário, também avançou a forma como os criminosos atuam para cometer roubos e furtos as pessoas, com isso, a um alerta geral para quem usa PIX, pois o comunicado atinge usuários, e bandidos estão clonando até seu rosto.
Sendo o segundo país com mais transações em tempo real do mundo, graças a tecnologia do PIX, o Brasil tem o sistema que é um dos preferidos pelos criminosos, tendo número de golpes e fraudes associados ao sistema, só crescido no país nos últimos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os especialistas apontam que os criminosos atacam por meio de vírus instalados sem que as vítimas percebam, como também por engenharia social, que é quando um criminoso tenta enganar e manipular pessoas para obter senhas de acessos.
Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, os números de ataques originados de engenharia social mais do que dobraram, chegando a mais de 165%, somente entre o segundo semestre de 2020 e os primeiros seis meses de 2021. E segundo dados da Kaspersky, o número de trojans bancários atingiu cerca de 200 mil malwares identificados no período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do portal “G1”, os principais ataques feitos pelos criminosos são, contas falsas de pagamento com QR Code malicioso, hackeamento de dispositivos celulares para a criação de contas bancárias, trojans bancários que infectam o celular e redirecionam os pagamentos feitos em aplicativos bancários para a conta de um criminoso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Proibições no metrô e no Bilhete Único: Eduardo Paes sofre com 2 viradas no transporte do RJ em 2025
● R$10,5B: Dona do Ifood passa por cima da Uber e acaba de comprar gigante dos apps no fim de 2024
● Risco fatal: 6 sinais silenciosos que seu corpo está dando e indica o início de um câncer no pâncreas
Ainda segundo o portal, os criminosos atuam com golpes feitos por meio de engenharia social e usando informações pessoais e fotos da vítima para a criação de contas laranjas.
Segundo um levantamento recente da AllowMe, mostrou que pelo menos 20% de todas as contas abertas no Brasil são suspeitas de fraude, com os criminosos até “clonando os rostos” das vítimas para burlar o sistema.
O processo de clonar os rostos das vítimas, consiste no criminoso captar uma imagem a partir de fotografias e vídeos já existentes e com isso imprimir máscaras 2D, com abertura para olhos e bocas, permitindo ao criminoso burla os comandos de sorrir ou piscar exigidos como prova de vida por alguns sistemas.
Como se proteger de fraudes e golpes?
Existem algumas formas de evitar cair em fraudes e golpes, como, por exemplo, evitando clicar em links suspeitos recebidos por e-mail, SMS e até mensagens pelo WhatsApp, onde pequenos detalhes são alterados para que o consumidor não suspeite, como uma letra duplicada ou trocada, por exemplo.
Caso receba a ligação de alguém se passando pelo banco, desconfie e entre em contato com a instituição financeira por meio de outro aparelho celular ou telefone, pois os criminosos conseguem travar a linha e as ligações são direcionadas para outro criminoso, que confirma o golpe.
Dentre as várias formas, as mais comuns são sempre desconfiar, pois o banco não vai a sua casa, não pede seu cartão, nem seus dados, como senha, nem para instalar aplicativos ou clicar em links suspeitos.