Novo vírus está aterrorizando brasileiros e pode roubar seu dinheiro de forma fácil
No ano de 2020, o Brasil vibrou junto o lançamento do PIX, modo de transferência que caiu como um grande presente nos braços daqueles que realizam diversas transações bancárias. O motivo? Acontece que a ferramenta possibilita uma maior facilidade para efetuar transferências entre contas de bancos diversos.
Todavia, um alarme geral foi feito por conta de um novo vírus que aterroriza brasileiros e pode roubar seu dinheiro do celular agora. Acontece que, nos últimos anos as práticas fraudulentas relacionadas a smartphones e instituições financeiras têm aumentado consideravelmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, um novo esquema malicioso está relacionado ao PIX, e a responsabilidade recai sobre o vírus GoatRAT, conhecido por sua discrição. De acordo com o Cyble Research & Intelligence Labs, o vírus foi atualizado e representa uma ameaça ainda maior para as vítimas.
A situação é particularmente preocupante para os clientes da Nubank, que precisam redobrar a vigilância contra a fraude. Tudo acontece quando os criminosos enviam um link aos usuários por meio de mensagem de texto, e ao clicar nele, os mesmos são redirecionados para um site denominado “nubankmodulo”.
Uma vez no site, um arquivo é automaticamente baixado para o celular da vítima, permitindo que os criminosos invadam sua conta e realizem transferências via PIX.
PIX VAI SER COBRADO?
No último ano, uma das maiores dúvidas envolvendo o PIX era a respeito das tarifas envolvendo pessoas físicas. Segundo o Banco Central, a regra geral do pagamento diz que pessoas físicas são isentas de tarifas, seja para pagar ou receber.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE