A notícia sobre os bancos é assustadora e muito importante para todos
É indiscutível que os bancos são uma parte importantíssima do sistema financeiro de um país. Dessa forma, a quebra de uma instituição dessa grandiosidade pode comprometer diretamente a saúde econômica do Estado e, consequentemente, toda a população.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante desta situação e com o objetivo de impedir um colapso de tamanha proporção, o México estabeleceu obrigações específicas para esse grupo. Acontece que, todos os anos, a Comissão Nacional Bancária e de Valores (CNBV) do México, lista as companhias financeiras que possuem maior importância para a economia local.
Na última terça-feira (11), a avaliação geral foi divulgada e com o nome de 6 bancos com importância sistêmica. Segundo as normas, tais empresas devem reservar um valor maior de capital em comparação a outros bancos. As leis mexicanas alegam que os bancos do país, precisam apresentar um índice mínimo de capitalização de 10,5%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a CNBV divide as empresas em quatro grupos, onde em cada um é adicionado uma determinada porcentagem aos 10,5% exigidos pelas normas. De acordo com o proposto, a divisão fica da seguinte forma; Grupo 1: mais 0,60%; Grupo 2: mais 0,90%; Grupo 3: mais 1,20%; Grupo 4: mais 1,50%.
O Grupo 1 se trata do Scotiabank e HSBC; Grupo 2: Banorte; Grupo 3: Citibanamex e Santander; Grupo 4: BBVA México.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Meu banco faliu e agora?
porém, se apenas sua instituição financeira chegar a falir, o caso é diferente. Quando um banco quebra, ele aciona o FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Com isso, você recebe, no máximo, 250 mil do valor total investido. Sendo assim, caso você tenha em conta mais do que esse limite, infelizmente você vai perder dinheiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE