Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

EITA

Alerta pra quem tem nome sujo há 5 anos: Nova lei do Serasa atinge os idosos 60+

14/09/2024 às 10h45

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Comunicado do Serasa aos brasileiros com dívidas há mais de 60 meses - Foto: Internet

Para quem tem muitas dívidas e está com o nome sujo há 5 anos, um importante comunicado foi feito que caiu atingiu milhões de brasileiros

Serasa é um dos principais órgãos de proteção ao crédito dos brasileiros. Quem por algum motivo não quita seus débitos acaba com o nome sujo na empresa. Na maioria das vezes, vale dizer, a culpa nem é do cidadão, mas da economia do nosso país que atravessa um momento bastante delicada e com os juros dos bancos relacionados aos cartões de crédito cada vez mais altos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entretanto, se o seu nome foi parar na lista do Serasa e acabou ficando sujo, não fique desesperado, mantenha a calma, pois para tudo costuma ter uma solução. Recentemente, um alerta importante foi feito para quem tem uma dívida há 5 anos. A decisão a respeito da nova lei veio através do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e surpreendeu os brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque mesmo após cinco anos de inadimplência, o nome dos devedores continuará no Serasa. De acordo com a empresa de análises para decisões de crédito, uma dívida com mais de 60 meses, ou seja, uma dívida prescrita, ainda pode ser cobrada ao devedor. Mas, conforme o portal ‘SOS Consumidor’, esse tipo de débito não pode ser cobrada de forma concreta.

Assim, aqueles que tem o nome sujo, precisam saber que a conta a ser paga prescreve depois de 5 anos de vencimento, desde que não tenha sido paga no período. Depois desse tempo, dentro da lei, o devedor não tem nenhuma obrigação de fazer o pagamento do valor do débito e o credor não tem mais o direito de solicitar a quitação da dívida por processos judiciais.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo o portal FDR, isso também resulta na exclusão do nome do devedor dos cadastros de inadimplentes. Ela deixa de constar como negativada no Serasa e não é considerada para o cálculo do seu Score (índice de pontuação de crédito do consumidor). Porém, elas não são extintas na origem e os credores ainda podem efetuar a cobrança dos seus devedores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão do STJ confirmou a abordagem durante um caso em que o devedor tinha uma dívida prescrita entrou com uma ação. Ele pediu para que inexigibilidade de débito fosse declarada e solicitou a retirada do seu nome do cadastro do Serasa Limpa Nome. Entretanto, o pedido foi negado. Apesar de sair do cadastro de inadimplentes, o nome continua no Serasa Limpa Nome.

Como limpar o nome no Serasa?

Veja abaixo o passo a passo para resolver pendências:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1 – Acesse o Serasa Limpa Nome: entre na plataforma pelo site ou aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play e na App Store. Você não paga nada por isso.

2 – Faça seu login: informe seu CPF e senha para entrar no Limpa Nome. Caso ainda não tenha um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada. Ao concluir o login, suas dívidas atrasadas e negativadas aparecerão na tela.

3 – Confira os detalhes da sua dívida: Depois de visualizar sua dívida, clique em “Ver oferta” para conhecer as opções de pagamento disponíveis para você. Aí, é só escolher a que melhor se encaixa no seu orçamento e a data de vencimento dos boletos, caso queira parcelar seu acordo. Se preferir, você também pode emitir um só boleto e quitar a dívida à vista.

4 – Confirme as condições de pagamento escolhidas: revise o acordo feito e clique em “Declaro que li e concordo com os termos e condições”. Aí, é só avançar e pronto! Seu acordo de negociação com a empresa credora já está feito.

🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

Serasa

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.