Prazo urgente envolvendo o IPTU termina sexta-feira (20)
Com a correria do dia a dia, é muito fácil de deixar passar alguma data de pagamento importante, portanto, foi emitido um alerta urgente aos cidadãos brasileiros, referente ao prazo do IPTU de 2023 que termina nesta próxima sexta-feira (20).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse caso, o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial é Territorial Urbana (IPTU) se encerra no dia 20 de outubro. No entanto, existem diversas formas de quitar a quantia e todos devem estar atentos para não perder a data limite.
Desse modo, o prazo mencionado é válido apenas para aqueles cidadãos brasileiros que residem na cidade de Curitiba, no Paraná. A prefeitura municipal de Curitiba já emitiu um comunicado para lembrar os moradores de pagar o valor, além de afirmar que as parcelas do IPTU 2023 vencem sempre no dia 20 de cada mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Existem algumas formas de realizar o pagamento do imposto. Seja pelo aplicativo Curitiba App (Android e iOS), pelo site da prefeitura ou diretamente pelo portal da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento.
Além disso, com a variedade de métodos de pagamento, desde os tradicionais bancos conveniados, caixas eletrônicos, até meios digitais como o PIX e internet banking, é possível quitar o IPTU antes do prazo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já para aqueles que preferem os métodos mais tradicionais, ainda é possível receber o carnê físico, entregue diretamente no endereço cadastrado. Assim, é possível efetuar o pagamento em cota única ou parcelado.
Se o carnê ainda não chegou e o prazo está próximo, uma visita à prefeitura pode resolver o problema, é possível solicitar guias de pagamento, mas é importante e necessário levar documentos pessoais e um carnê antigo para verificação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que acontece se o cidadão perder o prazo do pagamento?
Ignorar o pagamento do IPTU ou pagar o tributo fora do prazo pode trazer consequências, já que a partir do primeiro dia após o vencimento, o valor já começa a acumular juros. Dessa forma, a inadimplência pode levar o CPF do contribuinte à inscrição na dívida ativa municipal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE