Todos os brasileiros precisam se atentar ao alerta preocupante emitido pelo BC sobre cartões de crédito
Primeiramente, para quem não sabe, o Banco Central é uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica.
Dessa forma, o banco visa garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, é de extrema importância que todos fiquem atentos ao alerta que acaba de ser emitido do BC, principalmente porque se trata de cartões de crédito!
Bom, para melhor entender, acontece que o Banco Central divulgou um estudo com estatísticas do setor de cartões de crédito no Brasil.
De acordo com o que foi divulgado, em junho de 2022, existiam 84,7 milhões de clientes de cartões de crédito no Brasil com saldo devedor relacionado a essa forma de pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, o estudo mostra que esse número é 30,9% maior do que o apurado em junho de 2019, que era de 64,7 milhões.
Aí você se pergunta por qual motivo se dá tamanho aumento, o fato é que o motivo é principalmente devido entrada de novos players no mercado, principalmente quando se trata de cartões pós-pago.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus de R$15,4B e notícia nada boa: Globo confirma 2 viradas da poupança com decreto do Banco Central
● “Irão receber”: Globo confirma lei em vigor em 2025 que garante 14º salário a milhões de CLTs no Brasil
● Pagamento do 13º salário em 10/01 e EXTRA exigido: 2 viradas atingem lista de trabalhadores em 2025
Com isso, é fato dizer que uma grande parcela da população do Brasil possui um ou mais cartões de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este fato se torna preocupante, pois muita gente acaba contraindo dividias é mais dividias devido o uso de cartões de crédito. Dessa forma, é válido dizer que todos os brasileiros que utilizam esse serviço precisam ficar atentos para não se tornarem inadimplentes.
Segundo o documento divulgado pelo Banco Central, em junho de 2022, a quantidade cartões de crédito representava quase o dobro da população brasileira.
‘A expansão do mercado de cartões de crédito nos últimos anos é positiva do ponto de vista da inclusão financeira’, disse Angelo José Mont Alverne Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central.
“Quando o cliente deixa de pagar o valor total da fatura do cartão, o valor não pago se torna uma modalidade de empréstimo, chamada ‘rotativo do cartão de crédito’. Essa é uma das operações de crédito com maiores taxas de inadimplência e custo no mercado”, explicou.
Inclusive, no que se fala na questão dos endividamentos por meio de cartões de crédito, o estudo mostra que o percentual maior (entre 39% e 57%, dependendo do número de vínculos) é dos bancos ligados a empresas do ramo varejista e que emitem cartões vinculados às suas redes de lojas. Seria então uma estratégia?
Bom, o fato é que, todo cuidado é pouco quando se trata do uso do cartão, afinal, o que foi criado para servir como ajuda aos trabalhadores, anda numa linha tênue que pode vir a prejudicar a vida de muitos.
Quando o Banco Central foi fundado?
O Banco Central iniciou suas atividades em março de 1965, de acordo com o próprio banco.