Idosos recebem alerta urgente após banco gigantesco do país sumir com 500 mil de uma conta poupança de um casal de idosos em 2024
Banco rival da instituição do Itaú some com R$500 mil de conta-poupança em poucos meses de um casal de idosos em Belo Horizonte e caso dá o que falar no mercado financeiro brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o portal FDR, o casal registrou o caso através de um boletim de ocorrência em BH, alimentando uma conta-poupança no Bradesco há 30 anos.
Desse modo, a família descobriu dezenas de saques de valores diferentes na conta em 30 de julho. Inclusive, em um mesmo dia, alguém fez novos saques, no valor de R$ 2.500.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, criminosos realizaram diversas compras no varejo. Sendo assim, os familiares das vítimas acreditam que os criminosos estavam utilizando um cartão clonado para realizar os saques e as compras.
No entanto, até o momento, o banco ainda não informou às vítimas se vai devolver a quantia roubada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, os idosos são as maiores vítimas de violações contra direitos patrimoniais: dos mais de 74,2 mil casos registrados pela pasta, 43,6 mil afetaram pessoas dessa faixa etária.
Ademais, dados oficiais do governo mostram que o número de golpes contra pessoas idosas cresceu mais de 70% no país em 2023 em relação a 2022.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são os golpes mais comuns em idosos?
- Falsa central de atendimento: Golpistas se passam por funcionários de instituições financeiras para pedir dados e senhas pessoais.
- Falso empréstimo consignado: Criminosos oferecem empréstimos e solicitam pagamento antecipado.
- Falso presente de aniversário: O criminoso entra em contato com a vítima avisando que tem um presente para entregar pessoalmente.
- Ajuda em caixas eletrônicos: O criminoso oferece ajuda para fazer a transação e pode roubar senhas e cartões.
- Phishing: O criminoso envia links falsos por e-mail ou mensagem para roubar dados.
- Falso motoboy: O criminoso se passa por funcionário do banco e pede o cartão antigo alegando clonagem.
- Falso sequestro: O criminoso simula o sequestro de um familiar e exige resgate.
- Pirâmide financeira: O criminoso promete lucros altos com baixo investimento.
Como evitar golpes contra idosos?
- Nunca aceite presentes ou brindes inesperados sem saber a origem
- Não forneça dados pessoais em links de promoções na internet e tenha cuidado ao preencher cadastros on-line.
- Não faça pagamentos se o visor da maquininha estiver danificado e nunca tire fotos ou selfies para receber brindes de desconhecidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE