Confira as mudanças do seguro-desemprego que vai valer a partir desde mês
Com o ajuste do salário mínimo, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que entrou em vigor no mês de maio, algumas alterações acabaram sendo impactadas pelos ajustes, não só para os trabalhadores ativos, mas também para os que vão receber o seguro-desemprego.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale mencionar que o benefício foi criado no Brasil, após muita luta pela classe trabalhadora e é pago aos cidadãos brasileiros que estavam trabalhando de carteira assinada, mas acabaram sendo dispensados sem justa causa.
Após a demissão sem justa causa, o trabalhador tem direito de receber o seguro-desemprego, desde que estejam dentro dos critérios mínimos para o beneficio. O valor repassado aos trabalhadores depende da sua categoria, bem como do salario que recebia no período dos últimos três meses antes da sua demissão.
Assim, com o novo ajuste do salario mínimo para R$ 1.320,00, a partir desde mês, algumas profissões já vão receber o seguro-desemprego com os reajustes, veja quais profissões são estas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Trabalhadores domésticos;
- Pescadores em período de defeso;
- Trabalhadores resgatados de sistema de escravidão;
- Trabalhadores no geral.
Vale ressaltar que para ter um noção do valor que você receberá do seu seguro-desemprego, você deve levar em consideração os últimos três salários recebidos e assinados em sua carteira de trabalho.
Como solicitar seu seguro-desemprego?
Para solicitar o benefício, o trabalhador pode acessar o aplicativo da carteira de trabalho digital ou acessar o portal do Gov.br.
Na hora que for solicitar, saiba que é necessário ter em mãos os documentos que foram entregues durante o processo de demissão.