Muitos brasileiros estão com nome sujo no Serasa e se você está nessa situação precisa se atentar ao que fazer
As dívidas, de uma forma ou de outra, sempre acabavam uma hora acontecendo na vida dos brasileiros. Atualmente, como mencionamos em matérias anteriores, o número de inadimplentes no país está cada vez maior *SAIBAMAIS*
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A principal razão dessas dívidas se deve à piora da crise financeira, desde a pandemia, que quebrou muitas pessoas e até mesmo comércios. Por esse motivo, recentemente o Serasa emitiu um alerta direcionado aos consumidores e pessoas que se encontram no vermelho.
Segundo informações do SOS Consumidor, aqueles que possuem dívidas prescritas não podem mais ter o débito cobrado através de formas judiciais, embora, segundo o Serasa, ela ainda possa ser exigida. E o alerta é justamente para essas pessoas que possuem esse tipo de dívida
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caduca sim, porém nem tanto …
Apesar disso, essas dívidas que são popularmente chamadas de “caducas”, ainda podem deixar o nome do devedor “sujo” em alguns sistemas, o que acaba fazendo, de uma forma ou de outra, pressionando para que o pagamento seja efetuado.
O que acaba, de uma forma ou de outra, exigindo o pagamento do débito. Por isso, a melhor forma de fazer com que ele desapareça de vez é fazendo um acordo com o credor, caso ele não tenha recorrido aos meios judiciais para solicitar o pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, se você quiser pagar uma dívida que já prescreveu, é importante entrar em contato com o credor, de forma que vocês possam negociar o pagamento.
Normalmente, o acordo para quitação deste tido de débito envolve uma renegociação do valor, além de um novo prazo para pagamento e, por último, um comprovante de quitação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como fazer esse pagamento?
Para chegar nesse ponto, como dito anteriormente, o consumidor deve entrar em contato com o credor e informar que tem intenção em renegociar uma dívida. Dependendo da empresa, dá para fazer isso até mesmo por e-mail ou telefone.
Durante esse contato, o cliente pode apresentar sua situação financeira e explicar quais dificuldades monetárias tem enfrentado. Assim, é importante que você proponha qual é a melhor forma de pagamento no seu caso.
Nesse momento é bom deixar tudo às claras para que você faça um bom acordo, como parcelar a dívida em menos vezes e com juros mais em conta.
Após fazer isso, é importante seguir com o pagamento correto da renegociação para não acabar caindo no vermelho novamente. Por fim, lembre-se de que mesmo você pagando a dívida prescrita, seu nome não sairá imediatamente da lista de inadimplentes do Serasa.
É importante esperar um tempo até que isso ocorra de vez ou entrar em contato com a empresa para solicitar a exclusão do nome no sistema. Não se esqueça de guardar o comprovante de quitação da conta, caso ele sele necessário nesse momento, até para evitar possíveis problemas de comunicação.