Atualizações sempre visam melhorar a vida das pessoas
No caso do Serasa, que é uma empresa privada e se consolidou como uma referência em análises e informações para decisões de crédito, realizou uma mudança envolvendo cartões de crédito que irá impactar até quem não está endividado.
De acordo com informações da Revista Exame, o Serasa lançou na última segunda (14), um novo modelo para medir a pontuação do score de crédito. Afinal, para quem não sabe de acordo com a pontuação que cada CPF tem, é possível que esse consumidor tenha mais acesso ou menos as linhas de créditos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Risco urgente de roubo: Aplicativos de bancos deixam brasileiros PREOCUPADOS
Isso quer dizer que de acordo com a pontuação do cliente, o mesmo pode conseguir mais linhas como cartões de créditos e empréstimos, por exemplo. Normalmente quem tem o nome sujo, o score do Serasa se torna o terror desse consumidor, que não consegue mais uma boa referência nos estabelecimentos.
Acontece que com a mudança, até mesmo quem não está endividado e tem o nome limpo pode sofrer as consequências dessa mudança. Isso porque se o cliente não tem restrição, mas não possui uma boa renda ou não realiza muitas movimentações bancárias, pode sofrer para conseguir crédito na praça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a nova tecnologia, o Serasa conseguirá conectar as informações bancárias para compor o cálculo da pontuação de crédito. Denominado de Score versão 3.0, o novo modelo tem como objetivo garantir que os dados de contas bancárias sejam incluídos na análise do perfil de cada cliente.
COMO SERÁ A MUDANÇA?
Sendo assim, dessa forma o resultado será mais preciso e personalizado na pontuação. O que será levado em consideração são informações como o saldo da conta-corrente, salário e a renda, histórico de movimentações, financiamentos e limite dos cartões de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A conexão bancária, principal mudança da nova versão, permite uma análise mais real e assertiva de todas as transações financeiras, como o saldo disponível, os investimentos do correntista e seu histórico de cheque especial. São informações valiosas, principalmente para pessoas com pouco histórico de crédito ou financeiro, que podem contribuir de forma significativa e ser um grande alavancador no resultado da pontuação”, destacou o Serasa, em nota divulgada.
Entretanto, vale destacar que, a depender da gestão financeira do cliente, a pontuação poderá oscilar, mesmo após a conexão sendo realizado, o que pode fazer com que o Serasa Score venha a diminuir os pontos que aumentaram, caso o comportamento financeiro do consumidor altere.
“O Score é construído a partir de informações emitidas pelo mercado sobre determinada pessoa. Se o consumidor está iniciando sua vida financeira ou não tem histórico de crédito, a pontuação pode não refletir exatamente sua realidade. Ao possibilitar a conexão bancária, permitimos que o brasileiro forneça diretamente informações que podem melhorar sua pontuação e facilitar o acesso a crédito”, explica Amanda Castro, gerente do Serasa Score.
JÁ ESTÁ DISPONÍVEL A NOVA VERSÃO?
A partir de agosto, clientes de todo o país poderão autorizar a conexão bancária na versão 3.0 do Serasa Score. A mesma já está disponível no site oficial da empresa, sem custo algum.
Os bancos que estão participando no momento são: Nubank, Santander, Banco do Brasil, Itaú, Sicoob e Bradesco. Essa revolução no mundo do crédito certamente impactará na vida até mesmo de quem não está endividado.