Serasa faz alerta para quem está com nome sujo e explica se dívidas com mais 5 anos caducam de verdade
Já mencionamos em matérias anteriores em como a inadimplência aumentou no Brasil*SAIBAMAIS*. Porém, não é de hoje que muitos ainda possuem dúvidas sobre as dívidas prescritas ou caducadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pra se ter uma ideia, segundo os dados de um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quatro em cada dez brasileiros adultos, o que corresponde a 39,71%, estavam negativados em setembro de 2022.
O que acontece é que, na mente de muitos inadimplentes, pairam a dúvida se as dívidas caducam de verdade após 5 anos e se elas somem de forma definitiva, fazendo com que o nome fique limpo, e é sobre isso que iremos abordar aqui.
Sanando as dúvidas
Primeiramente é importante entender que uma dívida considerada caduca é aquela que possui mais de 5 anos sem resolução, segundo a própria Serasa, após esse período ela sai da lista dos serviços de proteção ao crédito bem como do sistema da instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos os credores tem um prazo de 5 anos para cobrar judicialmente uma dívida, caso não façam isso, aí é porque a a dívida caducou.
Mas o que muitos não sabem é que o credor da dívida ainda pode ter acesso àquele débito em aberto e também pode tentar negociar a mesma.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra confusão que muitos fazem, é achar que prescrição de dívida e dívida caduca se resumem na mesma coisa, porém isso não é verdade!
Como mencionamos, a dívida caduca é aquela em que o devedor não foi comunicado pelo débito, por nenhum meio de comunicação da empresa.
Já a prescrição da dívida, é quando houve uma cobrança inicial, mas a empresa não ingressou com pedido judicial de recebimento desse valor dentro do prazo, que também é de 5 anos.
A dívida some como fumaça?
Outro ponto importante sobre o assunto é que, apesar da dívida aparentemente ficar “invisível” e não influenciar em seu score de crédito, ela não deixa de existir como num passe de mágica e vira fumaça.
Ou seja, seu nome pode até ficar limpo novamente, uma vez que os credores devem retirá-lo do banco de dados dos órgãos de proteção ao crédito.
No entanto, como dito anteriormente, a dívida pode, ainda, ser cobrada, pois as empresas credoras ainda têm acesso às informações desse débito. Então, o melhor a se fazer é procurar manter o controle financeiro, a fim de evitar contas que não podem ser pagas no prazo.