A Caixa emitiu alerta aos clientes sobre várias formas de golpe e fraude que podem atingir clientes; saiba quais são
A Caixa Econômica Federal, assim como outras instituições brasileiras, emitiu um alerta aos seus clientes. O banco deu algumas dicas do que não se deve fazer para evitar fraudes e golpes.
Através de seu site, a Caixa divulgou o aviso a fim de proteger não só seus clientes, mas todos os brasileiros que estão suscetíveis a caírem em golpes digitais. A instituição federal revelou quais são os golpes mais comuns.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MUITOS GOLPES
Falsa Central de Atendimento: Os criminosos enviam mensagens em massa, simulando serem funcionários bancários. Eles alegam problemas nos cartões, Pix agendados ou contas, solicitando senhas e atualizações de sistemas. Portanto, é fundamental saber que os bancos nunca pedem informações pessoais por telefone;
Falso Motoboy: Nesta situação, os golpistas fingem que são representantes bancários, instruindo os clientes a cortar o cartão ao meio e entregá-lo a um falso motoboy. No entanto, os bancos não recolhem cartões em domicílio;
Maquininha: Durante suas compras, golpistas digitam valores maiores em maquininhas danificadas ou aproveitam sua distração para cobrar um valor indevido. Sendo assim, é importante sempre conferir o valor cobrado a ativar as notificações da sua conta digital;
Troca do Cartão: De acordo com a Caixa, os estelionatários observam a senha digitada na maquininha e trocam o seu cartão por outro. Portanto, proteja sua senha e verifique sempre seu cartão ao recebê-lo de volta.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cartão Preso no ATM: Nessa situação, os fraudulentos instalam dispositivos nos terminais de autoatendimento para prender o cartão. Em seguida, solicitam dados pessoais por um número falso. Proteja-se evitando a ajuda de estranhos no caixa eletrônico e, se o cartão ficar preso, procure um funcionário da agência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAIS SÃO OS MAIORES BANCOS DO BRASIL?
De acordo com o Banco Central, os maiores bancos do país em números de clientes são: Caixa (150,4 milhões), Bradesco (104,5 milhões), Itaú (99,9 milhões), Nubank (77,7 milhões), Banco do Brasil (74,6 milhões) e Santander (64,4 milhões).