Especialistas de segurança vêm trazendo novas informações sobre crime virtual que pode atingir clientes de todas as instituições
O Nubank atingiu a marca de 100 milhões de usuários. Hoje, o grupo, que é recém-chegado no mercado, comparado às outras mais tradicionais do setor, aparece no 4º lugar do ranking geral do Banco Central.
Um dos principais serviços está em torno do cartão de crédito. Mas, com o crescimento meteórico no setor, a companhia tem atendido uma alta demanda e, consequentemente, ampliando os métodos de segurança necessários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Monitor de Mercado, um novo malware, que afeta dispositivos Android com tecnologia de pagamentos por aproximação – chamada de Near Field Communication, ou NFC – tem preocupado especialistas em proteção online.
De acordo com a publicação, o vírus novato tem como função roubar dados de cartões de crédito utilizados durante essas transações de pagamento. Porém, o mesmo vale para os clientes de outras instituições, como Santander, Bradesco e Itaú.
Desespero no setor
Recentemente, a ESET, que trabalha com segurança no espaço cibernético mundial, detectou a ameaça na República Tcheca. Por enquanto, ainda não há registros desse tipo de golpe no Brasil, mas, é claro, todo cuidado é pouco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A publicação apontou que lidar com o malware não tem sido tarefa fácil aos profissionais da área. Uma das funções mais perigosas destacadas é a capacidade de retransmitir o sinal de aproximação do celular infectado para um outro servidor, controlado pelos hackers.
No Brasil, a situação já é preocupante, envolvendo outros crimes. Segundo o Datafolha, o país tem mais de 4.600 tentativas de golpes virtuais por hora. Na maioria das vezes, os criminosos tentam se passar por servidores ou enviam links forjados para as possíveis vítimas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Nubank, por sua vez, fez um alerta. “Nenhum banco vai solicitar Pix, TED ou qualquer tipo de transferência. Mas, se o pedido vem de alguém conhecido, desconfie. O perfil pode ter sido clonado. Perguntaram sua senha? Fuja!”, indicou a empresa bancária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, como se prevenir de golpes?
- Desative a aproximação quando não estiver em uso;
- Ative a autenticação de dois fatores (2FA) nas contas bancárias e aplicativos financeiros;
- Revise suas transações para detectar atividades suspeitas.
Conclusão
Para ter uma conta no Nubank, é necessário baixar o aplicativo do banco digital e ter mais de 18 anos, dentro das condições impostas. Contudo, se for menor de idade, é preciso que os responsáveis estejam cadastrados e façam o pedido de abertura.