O Nubank emitiu um alerta preocupante a TODOS os seus clientes e você PRECISA saber o que está acontecendo
Como é do conhecimento de todos, o Desenrola Brasil está a todo o vapor e o Nubank, assim como outros bancos, estão incluídos nesse programa que visa facilitar a negociação de dívidas entre cidadãos e credoras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, uma situação alarmante anda preocupando tais instituições, inclusive o próprio Nubank que emitiu um alerta a TODOS os seus clientes, principalmente os que estão no programa do governo.
Cuidado, é GOLPE!
Infelizmente, essa inciativa tão necessária para milhares de brasileiros, já está tendo o seu nome usado por bandidos que estão aplicando golpes financeiros espalhados no Brasil todo através da internet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Seu Crédito Digital, essa situação é tão grave que até mesmo o Ministério Público de Minas Gerais passou a abrir uma investigação.
Por conta das fraudes, o Nubank divulgou algumas dicas importantes para os clientes interessados no Desenrola, mais que isso, essas recomendações são relevantes até mesmo para quem não quer limpar o nome, mas que conhece alguém que procura uma oportunidade para sair da negativação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas, não adianta ter as dicas sem saber exatamente como esses golpes estão sendo aplicados. De acordo com o que foi divulgado pelo Nubank, os golpistas estão fazendo uso de técnicas de engenharia social e phishing* para criar sites e perfis falsos com identidade visual (cores, fontes, entre outros) parecida com a do Governo Federal.
*Crime de enganar as pessoas para que compartilhem informações confidenciais como senhas e número de cartões de crédito.
Caso a vítima acredite que a página seja verdadeira ela acaba sendo induzida a entregar, sem nem ao menos se dar conta, de que seus dados pessoais e até mesmo informações bancárias já estão no poderio de bandidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os golpistas ainda estabelecem o pagamento de taxas de adesão ao programa, algo que o governo NÃO IMPÕE!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que fazer nesses casos?
Para se proteger desses golpes, o Nubank recomenda que a pessoa entre em contato diretamente com a instituição financeira através de canais oficiais como sites, aplicativos, centrais, entre outros.
O banco digital também ressalta a importância de ter cadastro no site do governo, uma vez que a nova fase do Desenrola vai exigir uma conta na plataforma governamental.
A fintech pede, ainda, que o usuário tenha cuidado com links suspeitos, uma vez que os do governo sempre tem “.gov.br” ao final. Por fim, o Nubank ainda reforça que a adesão ao programa é TOTALMENTE GRATUITA, ou seja, não há necessidade de pagar taxas para participar.