Detalhes que você precisa saber sobre a substituição do RG
Esse recado vai para todos que ainda possuem a carteira de identidade, Registro Geral (RG), antigo. A maioria dos brasileiros não fazem ideia da existência da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Essa nova versão, também está disponível na opção digital, dez com que o antigo documento ganhasse um prazo de validade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Registro Geral já está previsto para ser substituído em 29 de fevereiro de 2032. No entanto, a CIN vai entrar em seu lugar apresentando a versão física e digital. Ambas possuem prazos de validade, que variam conforme a idade do cidadão. Diante disso, para aqueles com idade entre 0 a 12 anos, o documento tem validade de 5 anos. Já a faixa etária de 12 a 60 anos, o prazo é de 10 anos. Para os demais, o documento passa a ser válido por tempo indeterminado.
Além disso, a Carteira de Identidade Nacional também trará novidades caso o cidadão queira adicionar informações extras em seu documento. Como por exemplo, o acesso facilitado a outros serviços públicos, maior agilidade na identificação do cidadão para melhor distribuição de benefícios sociais e adesão a programas federais, inclusão de nome social e declaração de gênero não binário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, o documento terá maior segurança, já que possui selos e detalhes que dificultam a falsificação da Carteira de Identidade, a chance da declaração múltipla de filiação. A CIN também permite reunir diversos outros documentos como a CNH.
Destinado para pessoas com necessidades especiais, será possível constar indicativos e o Código Internacional de Doenças (CID).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O RG ainda será aceito ?
Vale lembrar, que o RG exerce o papel como carteira de identidade em todo território nacional. Entretanto, seu uso está sendo substituído aos poucos, pois a nova versão digital será obrigatória, e se tornará o único documento de identificação válido no Brasil.