Alerta urgente sobre IPVA que está chegando ao fim em estado
Para aqueles que residem no estado do Mato Grosso precisam ficar atentos com o anúncio emitido pelo Detran-MT nesta terça-feira, referente ao prazo para o pagamento do IPVA 2023 que se encerrou no dia 31 de maio deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como todos sabem o IPVA 2023 se encerrou no último dia do mês de maio, com diferentes opções de pagamento aos motoristas mato-grossenses, que tiveram a oportunidade de pagar à vista, com direito ao desconto de 15%, ou parcelar o valor em duas/três vezes com desconto, até mesmo em oito vezes, sem qualquer acréscimo de juros.
Vale ressaltar que o desconto é concedido com base no número de parcelas escolhidos, por exemplo, para pagamento em duas vezes, o desconto é de 10%, enquanto para três parcelas, o desconto é de 5%. Enquanto isso, para o pagamento em oito vezes não há descontos, mas também não há juros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, para aqueles que realizaram o pagamento, ficaram em débito com o Detran, podendo resultar em multas e juros, e não conseguirá renovar o licenciamento do veículo, documento obrigatório para circulação. Além disso, caso o cidadão seja parado por uma blitz e estiver com o IPVA atrasado, o carro poderá ser apreendido.
Vale ressaltar que no Mato Grosso, o cálculo do imposto considera a alíquota de 3% e o valor venal dos carros. O valor venal é o preço que o seu carro tem no mercado atualmente, ou seja, quanto ele valeria se fosse vendido hoje. Esse valor é determinado pela tabela FIPE, que é atualizada mensalmente. Então, para calcular o IPVA, basta aplicar a alíquota de 3% sobre esse valor. Entretanto, com o atraso do pagamento, juros e multas podem triplicar o valor imposto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, os motoristas devem ficar atentos aos prazos de pagamentos e sempre se planejarem para os próximos IPVAs, evitando de transtornos com as dívidas e multas.
Como realizar o pagamento do imposto?
Para fazer o pagamento do IPVA 2023, seja à vista ou parcelado, você só precisa acessar o site da Sefaz e selecionar a opção “Pague seu IPVA” no banner “IPVA 2023”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE