“Fazer televisão é um propósito de vida”, afirma jornalista Alexandre Furtado em entrevista ao TV Foco
03/12/2016 às 18h15
“Fazer televisão é um propósito de vida”. É assim que define a própria profissão o jornalista Alexandre Furtado, o apresentador do “Balanço Geral” no Vale do Paraíba, em São Paulo. Ele, que passou recentemente a fazer entradas ao vivo na edição da Rede do “SP no Ar”, cedeu uma entrevista exclusiva ao TV Foco, onde fala sobre o início da carreira e também sobre os novos desafios na televisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Começando desde cedo a pôr em prática o sonho de ser jornalista, o Alexandre se mostra agora bastante feliz com os links ao vivo para a rede. Sobre as comparações com Luiz Bacci, que começou na Record de maneira semelhante no “Cidade Alerta” de Marcelo Rezende, ele acha natural, mas quer mostrar seu próprio talento: “quero que as pessoas conheçam o Alexandre Furtado”.
Tendo Silvio Santos como inspiração, o jornalista obteve experiência na área ainda na 7ª série, quando fundou, com um grupo de amigos, um jornal escolar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leia abaixo a entrevista completa:
TV Foco – Você assumiu desde fevereiro a edição regional do “Balanço Geral” em Vale do Paraíba (SP). Como é a responsabilidade de apresentar um título que já foi comandado com nomes bem experientes da televisão, como Geraldo Luís, dentre outros?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alexandre – Eu vim do entretenimento. Apresentei programas de varejo, game show e esportivo. Tive minha primeira experiência no jornalismo em 2014 na ECO TV, emissora que trabalhei por quase 4 anos. O jornalismo me fez descobrir um novo estilo de apresentação e abriu meu leque de possibilidades na carreira. Felizmente me adaptei muito bem. Encontrei uma forma de expor, de uma maneira crítica, os meus pensamentos em relação a diversos assuntos. O Balanço Geral se tornou o maior desafio da minha carreira. Quando fui chamado para gravar o piloto, fiquei muito feliz! Sempre fui telespectador deste programa e admirava o trabalho do Geraldo, apresentador na época. Gosto muito do formato, que é muito além de um jornal.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Exclusivo! Isacque, Ben de Vai Na Fé, fala de tensão, relação com Sol e Lumiar e opinião sobre pai de Jenifer
● Exclusivo: Campeã do ‘Dança’, Lucy Ramos fala sobre Amor Perfeito e boatos de que seria a Brisa em Travessia
● Reis novela? Que nada! Record transforma trama em série e promete estremecer a TV em 2022; entenda
O Balanço é um programa jornalístico que mescla informação com entretenimento e matérias especiais dos mais diversos assuntos. O Balanço regional é bem diferente em relação ao da Capital Paulista. A interação com o telespectador é intensa, possui uma função atuante de prestador de serviços, sendo o “meio de campo” entre a sociedade e o poder público. Recebemos reclamações de problemas de ruas e bairros através do WhatsApp da Record e cobramos soluções. O programa se tornou um aliado do povo e tem uma grande responsabilidade ao analisar as situações e ser justo nas cobranças. É um desafio diário e de muito aprendizado e bom senso. Além da apresentação, faço matérias especiais com curiosidades e peculiaridades da região, me divirto muito nestas reportagens.
TV Foco – Quando foi que você percebeu que tinha talento para o jornalismo? Já pensou em seguir outras profissões?
Alexandre – Desde criança meu sonho era trabalhar em televisão. Eu pegava meu “gravadorzinho” e fingia ser um apresentador de TV. Eu adorava assistir Silvio Santos, minha grande inspiração. Na 7ª Série, eu criei com um grupo de amigos o jornal do colégio, chamado “World News”. Eu apresentava no auditório para todos os alunos. Desde pequeno, gostava de experimentar e imaginar apresentação de programas de diferentes gêneros e formatos. Com o passar do tempo, esse sonho foi crescendo e novas experiências foram surgindo. Já trabalhei em Rádio e fui até locutor de loja. Um comunicador precisa passar por experiências em formatos diferentes e “fazer de tudo” me ajudou a ser mais ousado. Vocês vão entender melhor acessando meu canal do YouTube, lá tem todos os vídeos antigos, desde o início da carreira. Não me via fazendo outra coisa. Fazer televisão é muito mais que uma profissão, é uma vocação, um propósito de vida e eu creio que isso me foi dado por Deus desde criança.
TV Foco – Recentemente, você passou a entrar no ar pela Rede em alguns links para o “SP no Ar”. Como foi o convite, e qual foi a sua reação?
Alexandre – A Record TV Vale teve uma evolução técnica que possibilitou mais entradas ao vivo para os jornais da Rede. Portanto, a Rede me convidou e comecei a fazer os “links” para o “SP no Ar”. É um desafio e tanto, mas estou muito feliz com a oportunidade de mostrar um pouco do meu trabalho para o Brasil.
TV Foco – Sua participação no jornal foi esporádica, ou deve ser chamado pelo canal novamente?
Alexandre – Todas as filiadas e afiliadas enviam sugestões de assuntos do dia para a Rede. Cabe a Rede decidir qual assunto é o mais relevante, já que são muitos por dia. Eu e a equipe sempre estamos à disposição.
TV Foco – A sua aparição no jornal fez com que alguns internautas o chamassem, inclusive, de “novo Bacci”, pelo fato dele também ter iniciado nacionalmente com participações no “Cidade Alerta”. O que acha dessa comparação?
Alexandre – Acho natural essa comparação [risos], primeiro por causa da idade, tenho 25 anos e ele também começou muito cedo na televisão. Segundo que realmente temos alguma semelhança física. Temos algumas referências televisivas em comum, gostamos do Silvio. Eu fico muito feliz com essa comparação, já que o Bacci também é uma referência, embora eu tenha meu próprio estilo, minha personalidade e quero que as pessoas conheçam o Alexandre Furtado.
TV Foco – Novamente agradecemos e desejamos boa sorte na nova fase profissional.
Alexandre: Eu que agradeço a oportunidade de falar um pouco sobre mim.
Autor(a):
Fernando Lopes
Apaixonado pelo mundo da televisão, Fernando Lopes escreve sobre o assunto no TV Foco desde 2013.