César Tralli confirma duas grande vitórias no INSS. As novidades chegam com um grande alívio no bolso e um benefício concedido às pressas aos beneficiários
César Tralli, âncora do Jornal Hoje, da Globo, sem dúvidas, é um dos principais nomes do canal dos Marinhos na atualidade. Sendo assim, por meio do seu noticiário, o famoso ficar responsável por informar milhões de telespectadores sobre os principais fatos que acontecem no Brasil e no mundo. Dessa vez, falaremos sobre uma notícia envolvendo o INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em edição do Jornal Hoje, ao ar no dia 15 de março de 2023, Tralli atualizou as informações sobre a redução do teto de juros cobrado em empréstimo consignado para beneficiários do INSS. “Foi publicada hoje no Diário Oficial a decisão que reduziu a taxa máxima de juros de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS. O teto do juros para esse consignado passa a ser 1,5% ao mês e não mais 2,14% ao mês“, disse o âncora.
Vale dizer que, hoje, em agosto de 2024, as taxas de juros do crédito consignado do INSS mudaram novamente no dia 06 de junho de 2024, segundo informou o órgão e o Ministério da Previdência Social. Os percentuais caíram de 1,68% ao mês para 1,66% no empréstimo pessoal consignado e de 2,49% para 2,46%, no cartão de crédito e cartão de benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a ‘Folha de S. Paulo’, esse juros devem ser aplicados de forma obrigatória por bancos e financeiras que oferecem o crédito. As novas taxas foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) por 11 votos a 4 em 27 maio. A redução acompanha a queda da taxa básica de juros da economia, a Selic, que reduziu em 0,25%.
Novo benefício
Na edição do Jornal Hoje, que foi ao ar no dia 23 de outubro, César Tralli confirmou a existência de uma nova lei do INSS, cuja qual promete facilitar a concessão de benefícios da autarquia: “A partir de hoje (23), as agências do INSS passam a receber atestado médico para pedidos de auxílio-doença sem a necessidade de agendamento prévio”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se trata do Atestmed, medida tomada pela Previdência Social, a fim de desafogar as filas intermináveis de brasileiros que estão tentando conseguir uma concessão de benefícios por incapacidade temporária. Os segurados do INSS podem enviar a documentação médica de forma online, passando por uma análise rápida do perito.
“Esse atendimento será feito por senha. O atestado médico tem que ser legível, sem rasuras e ter sido emitido há pelo menos 90 dias a partir da data do pedido do requerimento”, disse o jornalista sobre a nova modalidade do INSS.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“É preciso ainda levar documento com foto. De acordo com a Previdência, essa medida vale para todos os benefícios por incapacidade temporária que precisa de perícia inicial. A única exceção é o auxílio-doença por acidente de trabalho, que ainda vai precisar de perícia médica presencial. Lembrando ainda que existe a opção de entregar a documentação pelo aplicativo ou site do INSS. Ao todo, 756 mil pessoas estão na fila para conseguir o auxílio-doença”, disse ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até quanto um aposentado do INSS pode comprometer sua renda com o consignado?
O consignado é um empréstimo feito por aposentados e pensionistas do INSS com desconto direto no benefício, podendo comprometer até:
- 45% da renda mensal −35% com o empréstimo pessoal
- 5% com o cartão de crédito e 5% com o cartão de benefício
- Pagar as parcelas em até 84 meses (sete anos).