Idosos com mais de 60 anos: veja como ficar livre dessas 4 dívidas
As dívidas com certeza geram uma dor de cabeça daquelas em todos os brasileiros, mas o que muita gente não sabe é que idosos que possuem mais de 60 anos podem ficar livres de 4 delas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em regras gerais, estamos falando sobre a lei do superendividado se refere aquela pessoa que não consegue pagar suas dívidas e manter o mínimo para sobreviver.
Foi pensando nisso que, para proteger os grupos mais vulneráveis, como idosos, analfabetos e pessoas enfermas, entre outros, as instituições financeiras não podem fazer ofertas ativas, o Governo construiu uma legislação para isentar alguns desses grupos do pagamento de algumas dívidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a Lei do Superendividamento, não é qualquer dívida que traz esse benefício para o idoso, mas sim aquelas relacionadas ao consumo e vinculadas a instituições financeiras entram na lista, incluindo as contas já vencidas quanto aquelas que estão por vencer.
Nesse sentido, podemos citar algumas delas: contas de água, luz, telefone, gás; boletos e carnês de consumo; empréstimos com bancos e financeiras; crediários e parcelamentos em geral. No entanto, mais uma vez, não entram nessas dívidas as contraídas de má-fé ou fraudes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como foi criada a iniciativa?
Essa iniciativa foi lançada pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) em parceria com as instituições financeiras, que trouxe também a autor regulação bancária que estabelece medidas para regular a oferta de consignados aos idosos, protegendo esse grupo e faixa etária.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, essa medida ainda visa trazer benefícios para aquelas pessoas que tanto contribuíram para a construção do nosso país e agora poderão ter de volta algumas regalias na vida, como a isenção dessas importantes dívidas, trazendo garantia de uma boa qualidade de vida.