A agência baixou uma proibição contra produtos amados por frequentadores da Smart Fit e demais academias
A ANVISA, sem dúvidas, é um dos principais órgãos no que se refere qualidade dos produtos. A autarquia, vale lembrar, tem por finalidade promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o órgão possui a liberdade de fazer algumas proibições. Dessa vez, sobrou para 4 produtos queridinhos que deixou alunos da Smart Fit e outras academias em choque.
O fato é que a Anvisa divulgou uma lista atualizada de medicamentos “emagrecedores” proibidos no Brasil. Os produtos em questão, vale destacar, é bastante usado por alunos de academias de todo o Brasil
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos queridinhos dos alunos de academia são os produtos com a marca “50 Ervas Emagrecedor”, que estão proibidos no país desde 2020, por não estarem regularizados como medicamentos, segundo o portal da ‘Vigilância Sanitária de Santa Catarina’.
O motivo das proibições foi a divulgação e comercialização dos produtos sem registro, notificação ou cadastro na Agência. Além disso, a fabricação de medicamentos estava em desacordo com os artigos 12, 50 e 59 da Lei 6.360/1976.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que todo produto com propriedades terapêuticas, inclusive, com a promessa de emagrecimento, só pode ser comercializado no Brasil com autorização da ANVISA.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro produto queridinho do mesmo segmento é de uma empresa de Santa Catarina que sequer foi identificada pela agência. A marca vende o Chá Emagrecedor Forte – 37 ervas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o rótulo/embalagem do produto amado pelos frequentadores de academia possui propagandas irregulares com alegações não permitidas, como emagrecimento, ansiedade, palpitação do coração, diurético, depurativo, diabete, colesterol.
Além desses dois produtos, outros 2 queridinhos POTENCIALIZE LIWALIB e KIT ACELERADOR EXTRA FORTE também foram barrados pela ANVISA. As informações foram apuradas pelo UOL, segundo uma matéria de 2022.
Quando a Anvisa foi fundada?
A Anvisa foi fundada no dia (26) de janeiro de 1999, e se tornou a principal responsável por fazer o monitoramento dos produtos que serão comercializados nos mercados e farmácias.