Tenso
Alunos da Smartfit sem chão: ANVISA decreta retirada de 4 produtos populares às pressas com 4 alertas urgentes
18/05/2024 às 12h50
Vigilância Sanitária faz suspensão urgente que atinge diretamente os produtos que alunos da Smartfit amam
Os alunos da Smartfit foram totalmente impactados com uma notícia que chega diretamente de uma proibição da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que um produto muito consumido para alunos de academias como a Smartfit sofreu uma proibição urgente recentemente.
A Anvisa emitiu um comunicado oficial sobre o assunto e cravou a proibição e comercialização dos produtos consumidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Anvisa foi proibida a fabricação, distribuição, armazenagem e venda dos produtos:
- Isofast-MHP
- Alert 8-Hour-MHP
- Carnivor
- Probolic-SR-MHP.
Quanto à proibição do “alimento para atletas marca Isofast-MHP”, a decisão foi tomada pelo fato de o produto “apresentar BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e não se enquadrar em nenhuma das classificações descritas nos artigos 5º e 29 da Resolução da Diretoria Colegiada nº 18, de 27 de abril de 2010”, cita a decisão da Anvisa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Alert 8-Hour-MHP é um suplemento de cafeína fabricado por Maximum Human Performance Inc. e importado por Macroex Comercial Importadora e Exportadora, de Vilha Velha (ES). A decisão da Anvisa cita que a proibição foi tomada pelo fato de o produto conter taurina em sua composição.
Sobre o Carnivor, a Anvisa explica que a proibição foi decidida pelo fato de o produto apresentar teores de Vitamina B12 e B6 acima da ingestão diária recomendada e as substâncias Glutamina alfa-cetoglutarato (GKC), Ornitina alfa-cetoglutarato (OKG), alfa-cetoisocaproato (KIC), que não foram avaliadas quanto à segurança de consumo como alimentos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Rato, 470KG de comida podre e ordem da Anvisa: A interdição de supermercado por flagra de nojeira
● Risco fatal: Anvisa faz proibição contra 8 cafés populares e decreta retiradas de mercados
● “Elementos estranhos”: Globo crava decreto da ANVISA contra 41 lotes de café n°1 da mesa dos brasileiros
Quanto ao Probolic-SR-MHP, a Anvisa lembra que o produto apresenta etiqueta com as informações obrigatórias para alimentos no idioma português divergentes das contidas na rotulagem original, em idioma Inglês.
Considera, também, que na rotulagem original consta que o produto possui ácido linoleico conjugado (CLA), substância não considerada segura para uso em alimentos; e que na rotulagem original consta que o produto possui aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA), que não devem ser indicados para atletas. Por isso foi proibida a distribuição e a comercialização, em todo território nacional, de todos os lotes do produto.
Isso aconteceu em 2014. Não encontramos comunicados da empresa.
O QUE É A ANVISA?
Tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]