Americanas, cuja qual atravessa por um cenário devastado pelo terror da falência, acaba de sofrer uma ordem de despejo em um dos shoppings mais movimentados de São Paulo e coloca fim em serviço popular e vital
Como muitos já sabem a Americanas passa por um dos seus piores momentos. Desde que o rombo de bilhões veio à tona ainda no inicio de 2023, como podem ver por meio desse link*, a “vermelhinha” mais amada do país ainda enfrenta o terror da falência em meio a ordem de despejo e fim de serviço vital, ainda neste ano de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, de acordo com o portal InfoMoney, a administradora dos shoppings Iguatemi entrou na Justiça para despejar a loja das Americanas do Shopping Center Iguatemi, localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, centro financeiro da capital paulista.
O fato foi noticiado no último dia 30 de agosto e a companhia cobra aluguéis atrasados da Americanas em valores de ação de R$ 2,98 milhões. De acordo com lista de credores da varejista, a dívida da companhia com o shopping no valor de R$ 662,2 mil foi arrolada (arrolamento é um levantamento dos bens do contribuinte devedor) em meio ao seu processo de recuperação judicial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Reclamações
Para quem não lembra, a assembleia-geral de credores (AGC) da Americanas aprovou ainda dezembro de 2023 o plano de recuperação judicial da rede, com a proposta de deságios aos fornecedores que vão de 50% a 80% da dívida, para pagamento entre 4 e 20 anos.
De acordo com apuração da Folha de S. Paulo, o Iguatemi reclama que a Loja da Americanas tem estado desabastecida de produtos, com prateleiras vazias, denotando ausência de estoque de mercadorias para atendimento à demanda do público frequentador do Shopping Center Iguatemi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já de acordo com o Valor Econômico, a única dívida da Americanas com o Iguatemi é parte do processo de recuperação judicial da Americanas. Com isso, teria que seguir o cronograma de pagamento do plano aprovado pelos credores em dezembro do ano passado.
Contudo, a ação visa retomar o ponto para locá-lo novamente. A área em questão está bem próxima à entrada do empreendimento que é voltada para a Avenida Faria Lima, região considerada o coração financeiro de São Paulo e atrai o interesse de diversos varejistas locais e estrangeiros.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Coveiro responsável por enterrar assassino Lázaro Barbosa faz revelação inédita e perturbadora de velório
● Tchau, Uber: Nova lei trabalhista faz gigante dos apps encerrar atividades em cidade de país
● É oficial: Todos inscritos do Bolsa Família recebem notícia para saque mais desejado agora em dezembro
Marcas internacionais estariam dispostas a pagar mais caro do que o valor atual do contrato com a Americanas para ficar com o espaço. Em nota, a varejista disse que está pagando seus fornecedores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Americanas segue pagando seus fornecedores rigorosamente em dia e sem atrasos. A Americanas reitera que os créditos concursais referentes à recuperação judicial estão devidamente endereçados no cronograma de pagamentos já em execução”.
- Importância da Americanas: A Lojas Americanas foi fundada em 1929 por John Lee, Glen Matson, James Marshall, Batson Borger (americanos) e Max Landesmann (austríaco) e hoje é uma das principais e mais consolidadas redes varejistas do Brasil, contando com mais de mil unidades em todo o Brasil.
Fim de serviço
Conforme mencionamos acima, a mesma que se “afunda” cada vez mais no vermelho em meio a esse turbilhão, também anunciou aos clientes a respeito do fim de um dos seus maiores serviços em benefícios.
Após acabar com o “Mundo AME”, ainda em dezembro de 2023, programa de cashback instituído ainda na Black Friday de 2022 (como podem ver por meio deste link*), nesta última segunda-feira (03) a Americanas informou o fim da Ame Digital.
De acordo com O GLOBO, a Ame Digital que até então funcionava como a fintech da varejista, deixará de ser uma conta de pagamento digital e plataforma autônoma de produtos e serviços financeiros para se tornar um Programa de Fidelidade da companhia.
A primeira fase do novo Programa de Fidelidade deve ser lançada ainda neste semestre de 2024 e prevê benefícios como acúmulo de pontos e troca por produtos. Até então, era possível usar a Ame em locais fora da rede da varejista e como participante indireta do Pix.
Além do programa de benefícios, que gerará pontos para trocar por descontos nas mais de 1.600 lojas e no site da companhia, a nova unidade de negócios Ame fará a gestão dos serviços financeiros como seguros, cartão de crédito e gift cards, abrangendo mais de 50 milhões de clientes:
“A nova Americanas pede uma nova Ame, que seguirá sua vocação como uma forte alavanca de engajamento de clientes, mas com um modelo de negócio exclusivamente voltado para o nosso ecossistema, que, por si só, já é imenso” – Disse a varejista por meio de um comunicado
Vale destacar que os programas de fidelidade são uma demanda consolidada no mercado, com um claro valor percebido e ganhos potenciais nas taxas de retenção e retorno ao negócio, conforme declarado por Tiago Abate, vice-presidente de Clientes da Americanas.
A companhia informou que quem tem saldo de cashback terá um prazo de 60 dias, a partir desta segunda, para resgate, transferência ou uso dos valores disponíveis na conta digital em compras nas lojas físicas da rede.
Após o dia 2 de novembro de 2024, as contas de pagamento serão automaticamente canceladas quando o valor chegar a zero. As contas que não têm valores depositados já estão aptas a serem encerradas pelos usuários.
Como retirar o saldo do AME via PIX?
Para retirar o saldo da conta do Ame via Pix, é preciso abrir o Pix, selecionar “Pagar com QR Code” e usar a câmera do celular para ler o código. Também é possível colar o código do QR Code na opção Pix Copia e Cola ou informar a chave Pix.