Amil, Unimed e SulAmérica: 3 gigantes dos convênios promovem cancelamento em massa e aterrorizam idosos

Logo Unimed, Amil, SulAmérica e idosos chocados (Fotos: Reproduções / Internet / Freepik / Montagem)

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Amil, Unimed e SulAmérica cancelaram planos de saúde nos últimos meses

Desde o ano passado, a Amil, Unimed e SulAmérica promoveram cancelamento em massa e aterrorizaram os clientes, principalmente os idosos.

Nesta segunda-feira, 08, reunimos as informações sobre os cancelamentos das três gigantes dos convênios.

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Primeiramente, iremos começar com os casos envolvendo a Amil. No dia 3 de abril deste ano, o portal Migalhas, detalhou os avisos dos cancelamentos de planos.

Assim como outras operadoras, a Amil está reincidindo contratos coletivos. Fato é que a notícia preocupa os clientes, uma vez que eles podem se surpreender com o cancelamento do plano.

O plano de saúde é fundamental para os brasileiros devido aos cuidados com a saúde, principalmente dos idosos, que dependem mais de médicos, exames e até consultas.

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No dia 31 de julho do ano passado, a Unimed também voltou a cancelar contratos de planos de saúde coletivos para pequenas empresas.

De acordo com a Folha de S.Paulo, o fato ocorreu mesmo após a promessa da Unimed com a Alesp de reavaliar os cancelamentos de pacientes que passam por tratamento.

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Andréa Werner recebeu cerca de 8 cancelamentos de contratos e 15 queixas de descredenciamento de clínicas ou hospitais.

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Entre abril e maio do ano passado a situação ainda foi pior, ocorreram cerca de 190 denúncias.

Na época, a Unimed Nacional afirmou a Folha que a rescisão de contratos das carteiras de planos coletivos da operadora, de porte PME ou coletivos por adesão, está regulamentada pela ANS.

SulAmérica (Foto: Reprodução / Internet)
Amil (Foto: Reprodução / Internet)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Por fim, no dia 25 de agosto de 2023, clientes do plano de saúde SulAmérica, pertencente à Rede D’Or, denunciaram os mesmos problemas de cancelamentos.

De acordo com o portal Metro 1, os usuários revelaram que o convênio estava suspendendo a cobertura prestada aos dependentes.

Na época, a SulAmérica estaria enviando e–mails com o assunto “Aviso de Exclusão do Plano”, afirmando que a permanência dos dependentes será cancelada em até 90 dias, sem mais justificativas.

Unimed (Foto: Reprodução / Internet)

POSICIONAMENTO ANS

Fato é que os planos de saúde podem realizar a rescisão unilateral prevista em contrato, desde que comuniquem aos clientes com antecedência de 60 dias, mas a situação pode ser questionada e revertida no Judiciário, segundo a Folha de S.Paulo.

“No ato da contratação, geralmente, a possibilidade de rescisão não fica clara para a empresa contratante e para os usuários. Os pacientes podem recorrer, e o Judiciário tem garantido o acesso, mas isso gera um desgaste para quem já está em vulnerabilidade pela questão de saúde”, disse a advogada Ana Lúcia Boaventura.

Além disso, a ANS também afirma que os planos de saúde não podem proibir um cliente de adquirir um convênio por conta de problemas de saúde.

“Nenhum beneficiário pode ser impedido de adquirir plano em função da sua condição de saúde ou idade e também não pode haver exclusão de clientes pelas operadoras por esses mesmos motivos”, disse a ANS a Folha.

Por fim, a ANS reforça que os planos de saúde não podem excluir um beneficiário de cuidados em caso de internação, nem mesmo se houver a recisão do contrato do plano coletivo.

COMO TER A CARTERINHA ONLINE DA UNIMED?

A Unimed tornou-se uma das principais empresas de planos de saúde do Brasil, com convênios que vão desde R$ 302,21 até R$ 1308,33.

Mas, uma das perguntas mais comuns entre os clientes é como ter a carterinha online da Unimed. O procedimento é simples, basta você baixar o SuperApp e acessar o Portal do Cliente para ter acesso à carteirinha virtual e outros serviços.

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

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