Amor de Mãe estreia no horário das nove como uma das grandes apostas da Globo, que escalou elenco de peso e fez grande investimento
Nova novela das nove, Amor de Mãe é uma aposta alta da Globo, que escalou um elenco de ouro. A trama de Manuela Dias ainda utilizará o novo complexo de estúdios, um mega investimento da emissora que custou mais de R$ 200 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O elenco do folhetim das 21h traz nomes de peso, como Adriana Esteves, Taís Araújo, Regina Casé, Murilo Benício, Vladimir Brichta, Vera Holtz, entre outros. A Globo vai apostar em nomes que estiveram no elenco de Avenida Brasil (2012), atualmente reprisada no Vale a Pena Ver de Novo. Além de Adriana, Murilo e Vera, também estão presentes Isis Valverde e Juliano Cazarré.
A aposta no elenco é alta, tanto que a autora Manuela Dias e o diretor artístico José Luiz Villamarim convenceram Regina Casé a voltar às novelas após 18 anos para viver a sofredora Lurdes. A atriz contou que recusou até um novo programa na Globo para voltar a atuar.
Alto investimento
Amor de Mãe é a primeira novela gravada nos novos estúdios da Globo, inaugurado em agosto deste ano. Em uma área construída de 26 mil m², as novas instalações são uma comunhão do que há de melhor na indústria audiovisual e soluções inovadoras no mercado mundial. O redesenho de processos de gestão e produção, aliados aos novos padrões de tecnologia, pretendem trazer maior flexibilidade para a produção de conteúdo do canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos principais benefícios do projeto é o desenvolvimento de um novo conceito de produção de dramaturgia, ampliando os recursos artísticos para a criação, direção e fotografia das novelas da Globo. Com cenários fixos, os módulos de gravação têm sets cenográficos integrados, imprimindo maior realidade para as produções. O espaço possibilita, por exemplo, que uma cena tenha continuidade em uma área externa de 4.000 metros quadrados. Ou, ainda, uma gravação contínua a partir de dois fossos cênicos – solução trazida de teatros internacionais – para dentro dos ambientes. Os estúdios ainda contam com portas de 8X6m, um padrão muito superior ao que existe atualmente no país, que exigiram o desenvolvimento de uma solução de blindagem acústica inédita no mercado.
Os estúdios são dotados de equipamentos wireless, eliminando os cabos de câmeras e microfones, o que garante maior mobilidade nas gravações, além de um set mais limpo. De olho no futuro, os três novos estúdios nasceram habilitados para os formatos 4K e 4K HDR – que oferece quatro vezes mais resolução do que o Full HD aliado às qualidades do High Dynamic Range, que com maior variação da latitude de cores traz imagens mais vivas e melhores níveis de contraste. Além da percepção de qualidade e da experiência mais imersiva, a produção em altíssima resolução facilita o trabalho de pós-produção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cidade cenográfica
É a primeira vez que uma cidade cenográfica construída nos estúdios da Globo é cortada por um viaduto. Local fictício da novela Amor de Mãe, o Bairro do Passeio, onde boa parte da trama se desenrola, foi inspirado em São Cristóvão, bairro do Rio de Janeiro, que abriga de fábricas têxteis a restaurantes tradicionais, passando ainda por uma feira de cultura nordestina e a Linha Vermelha, que atravessa o lugar e deu novos contornos ao espaço quando foi construída. “É o viaduto que determina o traçado da cidade cenográfica de nove mil metros que construímos nos estúdios da Globo. Eu e minha equipe fizemos várias visitas e levantamentos em São Cristóvão e, apesar de se tratar de um bairro fictício, reproduzimos algumas construções do lugar”, conta Alexandre Gomes, que assina a cenografia da novela.
“O mais marcante que destaco no trabalho que estamos fazendo no MG4 é que o cenário fixo permite que não tenhamos o desgaste de montagem e desmontagem diariamente. E, claro, nos dá a possibilidade de usar na cenografia materiais reais, como os pisos, as cerâmicas”, explica Gomes.