A apresentadora é um ícone na luta contra o câncer, já fez papéis memoráveis como atriz e comanda qualquer programa com maestria e muito carisma
Ana Beatriz Furtado Alves Ferreira ou somente Ana Furtado, como é conhecida nacionalmente, é uma das maiores apresentadoras da televisão brasileira e desde 2015 comanda o programa de variedades matinal dos sábados na Rede Globo, o ‘É De Casa’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar disso, sua carreira é bem mais do que ser apenas comunicadora. Ela também já foi modelo, fez dois filmes e atuou em incríveis 20 obras da Rede Globo. Pensando nisso, nós do TV Foco resolvemos relembrar seus passos na televisão brasileira, a fim de enaltecer mais ainda essa grande personalidade da mídia.
Início da carreira
Carioca com muito orgulho, Ana Furtado foi criada no bairro da Tijuca, iniciou sua careira com vinte anos quando deu seus primeiros passos como modelo. Dois anos depois, já chamando atenção dos produtores globais, ela protagonizou a vinheta de abertura da telenovela ‘Explode Coração’, como dançaria, no horário nobre de 1995.
No mesmo ano ela estreou oficialmente nas telinhas com a novela ‘Cara & Coroa’. Já no ano seguinte, ela também participou do seriado infantil ‘Caça Talentos’, interpretando a personagem Drica Tiririca. A loira permaneceu no folhetim pelas quatro temporadas, de 1996 a 1998, e foi bastante elogiada pela interpretação, mesmo ainda sendo iniciante no ramo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda em 1995, Ana Furtado dava seus primeiros passos como apresentadora, comandando o programa ‘Ponto a Ponto’, ao lado de Danielle Winits e Márcio Garcia. A atração em formato de game show era exibida nas tardes domingos e fez um enorme sucesso, mas teve que ser cancelada após um acidente em um dos episódios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apresentadora e repórter
Em 2002 a carioca iniciou um novo desafio em sua vida artística, se tornando repórter do famoso e prestigiado ‘Vídeo Show’. Ela permaneceu na atração até 2006, mas já no ano seguinte ela voltou a apresentar, aparecendo eventualmente no programa ‘Estrelas’, que era exibido nas tardes de sábado da emissora.
Em 2008 a apresentadora embarcou em dois novos projetos, sendo eles o especial ‘Bossa Nova – 50 Anos’, onde Ana reuniu os cantores Roberto Carlos e Caetano Veloso para interpretar grandes músicas do ritmo musical brasileiro, que completava meia década de existência e o ‘Festival de Verão Salvador’, que se consagrou como um dos maiores festivais feitos em território nacional. Grande responsabilidade, né?
Já em 2009 Ana Furtado retornou ao ‘Vídeo Show’, permanecendo até 2013. Na volta ao folhetim ela continuou seu papel como repórter, mas agora também apresentava diretamente a atração, além de também ter comandado os programas especiais de fim de ano ‘Video Show Retrô’ por quatro anos consecutivos.
Desde 2013 ela apresenta anualmente o ‘Criança Esperança’, no mesão esperança. Também já foi repórter do ‘Fantástico’ entre 2013 e 2014, e casualmente volta a fazer reportagens para o folhetim. Ela já apresentou o ‘Encontro’ e o ‘Mais Você’, mas sempre levando um toque pessoal aos programas na época em que esteve neles. Por fim, ela comanda o ‘É de Casa’ com maestria desde 2015 nas manhãs de sábado da Rede Globo.
Carreira como atriz
Ana Furtado ainda impressionou na teledramaturgia. Se engana quem pensa que ela parou de atuar após ganhar destaque como apresentadora, pois ainda no final do milênio ela fez três obras na emissora, sendo eles ‘Pecado Capital’, onde interpretou a personagem ‘Deinha’; o famoso ‘Você Decide’, onde ela atuou como si própria e por fim em 1999 interpretou a personagem Nina, em ‘Vila Madalena’.
No total, como já citado anteriormente, a atriz fez incríveis 20 obras na teledramaturgia e está eternizada em grandes obras como ‘Ti Ti Ti’ ou ‘Páginas da Vida’, por exemplo. Seu último trabalho foi ‘A Dona Do Pedaço’ em 2019, quando deu vida à personagem Gerusa. Ela ainda conta com dois filmes, sendo as obras ‘A Dona da História’ e ‘Flordelis – Basta uma Palavra para Mudar’, de 2004 e 2009 respectivamente.
Ícone na luta contra o câncer
Em maio de 2018 a apresentadora relevou publicamente em suas redes sociais que estava lutando contra um câncer de mama, dizendo: “Estou aqui para abrir meu coração a todos vocês. Depois de um autoexame, seguido de uma mamografia, descobri um câncer de mama em estágio inicial. Foi um baque muito grande quando recebi a notícia”.
Desde então ela se tornou um ícone na luta contra o câncer, ela ainda fala frequentemente sobre a doença e sempre alerta seus seguidores sobre o assunto. Mesmo curada, ela continua falando sobre a importância do autoexame e sempre os informa mais sobre o tema, com muita leveza, apesar de sempre fazer um trabalho de muitíssima qualidade para aqueles que a seguem nas redes sociais.
Dessa forma, podemos notar que Ana Furtado é muito mais do que somente uma apresentadora. Ela tem inúmeros talentos, está na televisão há mais de vinte anos e entrega brilhantes trabalhos, seja apresentando, sendo repórter ou atriz, mostrando que sempre dá seu melhor em tudo que se propõe a fazer.