Ana Maria Braga explicou sobre rendimentos de conta poupança nos principais bancos, como Caixa, Bradesco e Itaú, no “Mais Você”, da Globo
Ana Maria Braga dedicou um espaço no “Mais Você” para falar sobre as principais fontes de rendimento nos bancos. Nesta quinta-feira (19), a apresentadora convocou Gil do Vigor para falar sobre assuntos ligados às principais instituições financeiras do país, como a Caixa, Bradesco e Itaú.
Durante o bate-papo no quadro “Tá Lascado”, os dois trocaram informações sobre opções de investimento e rendimento nas principais instituições financeiras do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A tecnologia abriu um leque de possibilidades. Hoje, dá para investir dinheiro até sem sair de casa. Então, quem quiser ver o dinheiro e não quiser esconder valor debaixo do colchão, faz como, Gil?”, iniciou Ana Maria.
“O mundo dos investimentos é enorme. Então fomos atrás de um passo a passo descomplicado para quem quer sair dessa situação de zero rendimento para investidor iniciante. Fomos atrás do Denis Medina, que é um professor de Economia super maravilhoso”, revelou Gil.
TIPOS DE INVESTIMENTO
Ana Maria Braga deu as três principais formas de investimento nos bancos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A primeira opção é a boa e velha poupança. Para ter uma poupança basta você ir ao banco, abrir uma conta. Você também pode fazer isso por meio de um banco digital, tudo pelo celular. Nesse caso, o dinheiro fica lá guardado e rende uma vez por mês, livre de impostos de renda. E o rendimento anual está em volta de um retorno atualmente de 7.5%”.
“Outra opção é o CDB, que significa Certificado de Depósito Bancário. Nesse tipo de aplicação é necessário ter uma conta corrente. É como se você estivesse emprestando seu dinheiro para o banco. Por isso, ele paga um rendimento maior a curto e médio prazo, mas tem uma incidência de imposto de renda que se chama IOF, Imposto de Operações Financeiras”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O CDB é tão seguro quanto a poupança, mas rende quase o dobro. No ano, varia de 12% a 13%, dependendo do tempo que fica aplicado. Esse é um fator muito importante”.
“A terceira opção é o Tesouro Direto, que também exige que você tenha uma conta corrente. Nessa transação, seu dinheiro é emprestado para o governo, e não para o banco. O rendimento é próximo ao do CDB, de 11 a 12%. É seguro e também é tributado”.
Por fim, Ana Maria Braga revelou que os principais bancos possuem supervisão. “Todas as instituições financeiras são reguladas e supervisionadas pelo Banco Central, até os bancos digitais”, declarou.
QUAIS SÃO OS MAIORES BANCOS DO BRASIL?
De acordo com o Banco Central, os três maiores bancos do Brasil são Caixa (150,4 milhões de clientes), Bradesco (104,5 milhões) e Itaú (99,9 milhões). Os dados são de julho de 2023.