Ana Maria dá relato sobre luta contra o câncer no ânus por HPV, que ocorreu em 2001
No último domingo, 31, Ana Maria Braga concedeu uma entrevista ao Fantástico, da Globo, sobre câncer. A apresentadora lembrou da época em que lutou contra o câncer no ânus por HPV, no ano de 2001.
A comandante do Mais Você lembrou detalhes da doença que enfrentou para encorajar os brasileiros sobre tratamentos e prevenções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A apresentadora já realizou diversos relatos sobre os câncer que enfrentou, nos anos de 1991, 2015 e 2020.
Mas, somente agora a artista falou sobre o segundo diagnóstico proveniente do vírus do HPV, que ocorreu no ano de 2001.
Na época, o médico revelou que o câncer no ânus ocorreu devido ao vírus que desconhecia. “Era proveniente do HPV. Não tinha a mínima informação”, disse ela no Fantástico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A comandante do Mais Você revelou que tinha poucas chances de sobreviver. Mas, com muita luta, conseguiu vencer a doença.
“Quando eu consegui descobrir o que eu tinha, ele já estava adiantado. E aí eu tinha uma chance mínima de sobrevivência. Então, é muito assustador“, admitiu a loira.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, a artista da Globo ressaltou que nenhum paciente deve se sentir culpado pelo diagnostico e reforçou a necessidade da força para vencer a luta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Você não tem que se sentir culpado por ter ficado com câncer. Você não tem culpa. Porque você é uma mulher sexualmente ativa. Você é mãe, não tem como ser mãe sem ser sexualmente ativa. Eu acho que a sexualidade tem que ser encarada da forma que ela é. É uma coisa natural, feita da natureza, senão a gente não estaria aqui”, afirmou a loira.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Ana Maria também ressaltou a importância da vacina contra o HIV, que está disponível há 10 anos. No entanto, a procura ainda é baixa.
“Tem agora a vacina meu Cristo, isso é ouro puro. Eu teria tomado a vacina. Se eu soubesse que tinha uma vacina, teria evitado tudo isso”, reforçou a comandante do Mais Você ao tentar incentivar a procura.
A vacina está disponível na rede pública para pessoas de 9 a 14 anos e para imunossuprimidos. Na rede privada, ela é liberada para adultos e a partir de R$ 1 mil.
O HPV ainda é pouco discutido, fato que fez com que a loira ressaltasse a importância da concretização da doença.
Existem diversos subtipos deste vírus, que podem causar desde verrugas em pele e mucosas até lesões precursoras de câncer.
O HPV de baixo risco pode causar verrugas nas genitais e no ânus. Raramente causam câncer, segundo o portal Ofuxico.
Porém, o HPV de alto risco pode causar câncer, os tipos mais comum são o 16 e 18.
QUAL CÂNCER A ANA MARIA TEVE?
Como havíamos mencionado, Ana Maria Braga lutou quatro vezes contra o câncer. Ela saiu vitoriosa em todas as vezes.
No ano de 1991, a apresentadora teve o câncer de pele. No ano de 2001, o tumor no reto e na virilha, no ano de 2015 e 2020 no pulmão.