Após um caso de blackface no “Mais Você”, Ana Maria Braga paralisou o programa da Globo para fazer um pronunciamento sobre a atitude
Uma polêmica foi ao ar no “Mais Você”, da TV Globo, nesta sexta-feira (20). Ana Maria Braga precisou interromper o “Jogo de Panelas” para repreender uma atitude do participante Anderrupson, que praticou o blackface na atração, ou seja, se ‘fantasiou’ de uma pessoa negra durante o último jantar da disputa.
O jantar do dia tinha como tema uma aventura na África, mas o participante pintou todo o corpo de marrom, em uma prática que pode ser considerada racismo, ou seja um crime. Por isso, a apresentadora convocou a jornalista Rosane Borges, especialista em temas raciais, para explicar o porquê de ter sido uma atitude equivocada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O blackface surge no século XIX nos Estados Unidos. Foi um recurso muito utilizado pela aristocracia escravagista, que fazia da técnica no blackface uma forma de estereotipar, de negar humanidade das pessoas negras”, iniciou a estudiosa do tema.
Rosane continuou: “No século XX ele adentra no cinema, no Carnaval. No Brasil, no Carnaval, as pessoas fizeram muito uso do blackface. Então até o início do século XX ele foi um recurso muito utilizado”.
LAMENTOU SITUAÇÃO
Por fim, a parceira de Ana Maria Braga lamentou o episódio. “Não devemos fazer sob nenhuma hipótese. Estamos em pleno século XXI. É preciso que a gente avance enquanto humanidade, enquanto civilização. É preciso sim que a gente diga não a uma técnica tão cruel, tão desumanizadora e tão violadora”, concluiu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMENTOU SOBRE PARTICIPANTE
Ana Maria Braga também deixou claro que a atitude de Anderrupson já deveria ser banida há tempos. “Tem um monte de gente que não entende ainda, mas está na hora”, avaliou.
A loira também explicou que não quis dar uma bronca no participante, apenas deu um toque. “Ele não deve em nenhum momento [se chatear]… A gente está tentando esclarecer aqui para que isso não ocorro nas festas, nos lugares que você for, e entender que é um comportamento que não deve se repetir. É só isso.”
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE