Ana Paula Araújo paralisa jornal para dar notícia sobre lei que atinge os beneficiários do INSS
Na manhã desta segunda-feira (14), Ana Paula Araújo paralisou o jornal ‘Bom Dia Brasil’ da Globo, para anunciar uma nova lei que atinge em cheio alguns beneficiários do INSS.
Isso porque, a partir de agora os bancos não vão poder oferecer empréstimos sem pagar uma multa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Em um projeto aprovado pela Câmara dos Deputados busca diminuir os casos de empréstimos consignados irregulares. A proposta é de multar instituições financeiras que fizeram empréstimos sem a autorização do cliente, o que acontece bastante”, disse Ana Paula Araújo.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Além disso, segundo informações de Heraldo Pereira, ainda na Globo, o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados prevê uma multa alta para esse tipo de atitude.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O projeto aprovado pela Câmara do Deputados prevê punições as Instituições Financeiras e a cobrança de multa será automática e corresponderá a 10% do valor depositado na conta do favorecido”, disse o jornalista.
Vale destacar que os bancos também não poderão reaver os juros e a multa cobrados do correntista que não autorizou o empréstimo. Assim como também não valerá operações de financiamento, cartão de crédito, cartão consignado de benefício ou arrendamento mercantil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Ana Paula Araújo inicia BDBR com nova lei da Anatel e proibição atinge Claro, Tim e Vivo: “Estão valendo”
● “Hoje”: Ana Paula Araújo para BDBR com decreto chegando do Banco Central para atingir saldo das poupanças
● “Deixou para trás”: Ana Paula Araújo paralisa BDBR às pressas com rasteira de Textor em Leila no Palmeiras
Como ser um beneficiário do INSS?
Para ter direito aos benefícios, é preciso estar inscrito na Previdência Social e manter em dia o pagamento das contribuições. Inclusive, o trabalhador também pode ter direito aos benefícios.
A inscrição do trabalhador acontece no momento da assinatura do contrato de trabalho, registrado na Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Já o trabalhador avulso é inscrito pelo registro no sindicato de classe ou pelo órgão gestor de mão-de-obra.
Além disso, basta apenas alguns documentos, sendo eles: Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento; Carteira de Trabalho e Previdência Social; e CPF.