ENTENDA!

“Imediata”: Ana Paula Araújo para BDBR com nova lei trabalhista que dá fim a EXTRA no salário de CLTs

26/11/2024 às 10h50

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Carteira de trabalho e Ana Paula Araújo no Bom Dia Brasil (Fotos: Reproduções / Canva / Globo)

Ana Paula Araújo confirma decisão do TSE envolvendo lei trabalhista

Nesta terça-feira, 26, Ana Paula Araújo paralisou o Bom Dia Brasil, da Globo, com uma notícia do TSE sobre uma nova lei trabalhista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o telejornal, a apresentadora atualizou as informações sobre a lei que traz o fim de um pagamento extra a milhares de trabalhadores CLTs.

Em suma, a âncora falou sobre as regras da reforma trabalhista, que ocorreu em 2017, que passam a valer para contratos que já estavam em vigor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Essa é uma decisão da Justiça do Trabalho, que partiu de um caso de uma trabalhadora de Rondônia, desse casa específico. Mas, vale para todo o país”, iniciou Ana Paula Araújo.

Mas, afinal, o que aconteceu?

Em seguida, Ana Paula Araújo conversou com Heraldo Pereira, que reforçou a decisão de Aloysio Corrêa da Veiga envolvendo o pagamento extra pelo tempo que ela levava de sua casa até o trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A trabalhadora pediu para receber o salário pelo tempo que levava de casa ao trabalho. Ela teria esse direito antes da reforma trabalhista de 2017. O Tribunal Superior do Planalto julgou ontem que as novas regras impostas pela reforma tem aplicação imediata para todos os contratos de trabalho”, disse Heraldo Pereira.

Desse modo, a decisão também afeta os contratos de trabalho que foram fechados antes da reforma.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a decisão, os trabalhadores perdem direitos suprimidos pela reforma trabalhista, a partir de sua vigência, como as horas de deslocamento, o tempo gasto pelo empregado, em transporte fornecido pelo empregador, na ida e volta ao trabalho.

Ou seja, a nova decisão definiu que os empregadores não precisam garantir aos funcionários contratados antes da reforma os direitos que foram extintos por ela.

Porém, nada muda nas regras adotadas atualmente nas relações de trabalho.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Ana Paula Araújo no Bom Dia Brasil (Foto: Reprodução / Globo)

Reforma trabalhista

Em vigor desde 11 de novembro de 2017, a reforma trabalhista trouxe maior importância a acordos negociados diretamente entre patrões e empregados.

A reforma retirou alguns direitos e flexibilizou outros. Veja quatro temas que não podem voltar a ser usufruídos pelos trabalhadores:

  • Remuneração pelo período de deslocamento ao trabalho (em caso de local de difícil acesso ou não servido por transporte público);
  • Regras sobre intervalo dentro da jornada de trabalho;
  • Direito à incorporação de gratificação de função;
  • Descanso de 15 minutos para mulheres antes da prestação de horas extras.

Mudanças

De acordo com apurações do TV Foco e informações do portal G1, a reforma trabalhista trouxe algumas mudanças na lei. Veja elas:

  • Primeiramente, as férias poderão ser fracionadas em até três períodos, mediante negociação;
  • Jornada diária poderá ser de 12 horas com 36 horas de descanso, respeitando o limite de 44 horas semanais (ou 48 horas, com as horas extras) e 220 horas mensais;
  • Não são consideradas dentro da jornada de trabalho as atividades no âmbito da empresa como descanso, estudo, alimentação, higiene pessoal e troca de uniforme;
  • O tempo despendido até o local de trabalho e o retorno, por qualquer meio de transporte, não será computado na jornada de trabalho
  • Por fim, o pagamento do piso ou salário mínimo não será obrigatório na remuneração por produção. Trabalhadores e empresas podem negociar.
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Carteira de trabalho e homem assinando documento (Foto: Reprodução / Freepik)

Considerações finais

Em suma, durante o Bom Dia Brasil, Ana Paula Araújo confirmou a decisão do TST sobre a reforma trabalhista valer para contratos anteriores a ela.

Veja mais notícias envolvendo leis clicando aqui.

Qual é o salário de Ana Paula Araújo?

De fato, Ana Paula Araújo tornou-se uma das principais âncoras da Globo, local em que está desde 1999.

Durante os anos, a apresentadora passou pelos principais telejornais da Globo e ganhou um dos maiores salários. Mas, afinal, qual é o valor?

De acordo com o jornalista Felipeh Campos, Ana Paula Araújo recebe cerca de R$ 40 mil mensais.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Ana Paula Araújo no Bom Dia Brasil (Foto: Reprodução / Globo)

Ana Paula Araújo
mudanças na reforma trabalhista
reforma trabalhista
reforma trabalhista de 2017

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.